Titulo
AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: INVESTIGANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores
MATOS, KÉDIMA F. O. (UNIBAN) , ROMÃO, F. D. (UNIBAN) , CORREIA, G. D. (UNIBAN) , NEZIO, K. P. F. (UNIBAN) , GALVÃO, A. M. P. (FATEC)

Resumo (800)

O Ensino de Química a partir de experimentação tem sido considerado uma ótima estratégia para promover a aprendizagem emciências. Para Amaral, 1997; Moura & Chaves, 2000 professores ainda apresentam uma visão muito simplificada da experimentação, imaginando ser possível provar a teoria partindo da prática experimental. Este trabalho visa investigar como a experimentação, pode contribuir para a contextualização do ensino de Química. Dentro destes aspectos, esta pesquisa é de grande importância para odesenvolvimento de aulas experimentais, não apenas demonstrativas, mas aulas que proporcione ao aluno uma visão mais clara do papel da Química dentro da sociedade atual.

Palavras Chaves
Ensino de química, experimentação, contextualização

Introdução (1800)
A Química com sua natureza experimental muitas vezes desperta curiosidade e interesse dos alunos. Os experimentos de modo geral chamam a atenção dosalunos em sala de aula, porém, em muitos casos é algo vazio e que não imprime significado. As aulas experimentais de química produzem, sem dúvida alguma, um encantamento por parte dos alunos, mas estas não podem e não devem ficar apenas no campo da demonstração. Elas podem contribuir em muito para a assimilação dos conteúdos dados em sala de aula.
Estas atividades dependem essencialmente de umprocesso em que os significados e a linguagem do professor vão sendo apropriados na construção de um conhecimento mais contextualizado. Para os PCN, contextualizar um conhecimento é “[...] a existência de um referencial que permita aos alunos identificar e se identificar com as questões propostas. Essa postura não significa permanecer no nível de conhecimento que é dado pelo contexto mais [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Aulas experimentais de química: investigando suas contribuições para a contextualização no ensino de química. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aulas-Experimentais-De-Qu%C3%ADmica-Investigando-Suas/434733.html

MLA

"Aulas experimentais de química: investigando suas contribuições para a contextualização no ensino de química" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aulas-Experimentais-De-Qu%C3%ADmica-Investigando-Suas/434733.html>.

MLA 7

"Aulas experimentais de química: investigando suas contribuições para a contextualização no ensino de química." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aulas-Experimentais-De-Qu%C3%ADmica-Investigando-Suas/434733.html>.

CHICAGO

"Aulas experimentais de química: investigando suas contribuições para a contextualização no ensino de química." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aulas-Experimentais-De-Qu%C3%ADmica-Investigando-Suas/434733.html.