Aulas experimentais de química: investigando suas contribuições para a contextualização no ensino de química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1192 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo
AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: INVESTIGANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores
MATOS, KÉDIMA F. O. (UNIBAN) , ROMÃO, F. D. (UNIBAN) , CORREIA, G. D. (UNIBAN) , NEZIO, K. P. F. (UNIBAN) , GALVÃO, A. M. P. (FATEC)

Resumo (800)

O Ensino de Química a partir de experimentação tem sido considerado uma ótima estratégia para promover a aprendizagem emciências. Para Amaral, 1997; Moura & Chaves, 2000 professores ainda apresentam uma visão muito simplificada da experimentação, imaginando ser possível provar a teoria partindo da prática experimental. Este trabalho visa investigar como a experimentação, pode contribuir para a contextualização do ensino de Química. Dentro destes aspectos, esta pesquisa é de grande importância para odesenvolvimento de aulas experimentais, não apenas demonstrativas, mas aulas que proporcione ao aluno uma visão mais clara do papel da Química dentro da sociedade atual.

Palavras Chaves
Ensino de química, experimentação, contextualização

Introdução (1800)
A Química com sua natureza experimental muitas vezes desperta curiosidade e interesse dos alunos. Os experimentos de modo geral chamam a atenção dosalunos em sala de aula, porém, em muitos casos é algo vazio e que não imprime significado. As aulas experimentais de química produzem, sem dúvida alguma, um encantamento por parte dos alunos, mas estas não podem e não devem ficar apenas no campo da demonstração. Elas podem contribuir em muito para a assimilação dos conteúdos dados em sala de aula.
Estas atividades dependem essencialmente de umprocesso em que os significados e a linguagem do professor vão sendo apropriados na construção de um conhecimento mais contextualizado. Para os PCN, contextualizar um conhecimento é “[...] a existência de um referencial que permita aos alunos identificar e se identificar com as questões propostas. Essa postura não significa permanecer no nível de conhecimento que é dado pelo contexto mais imediato,nem muito menos para o senso comum, mas visa gerar a capacidade de compreender e intervir na realidade, numa perspectiva autônoma [...].” Desta forma acreditamos que a organização das aulas experimentais deva contribuir para que o aluno se aproprie do ambiente que o cerca e tenha uma vivência mais concreta com esta realidade.
Partindo de experimentos já encontrados na literatura, a proposta destapesquisa é a elaboração de atividade experimental, que possibilite ao aluno um envolvimento ativo com o experimento e não apenas seguir um roteiro já pronto, partindo de uma problematização inicial levando-o a refletir sobre as possibilidades para resolução de um determinado problema.




Material e Métodos (1800)

Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um levantamento deexperimentos em livros didáticos de química utilizados por professores da rede pública de ensino. Estes experimentos foram readaptados de modo ser possível aplicá-los em sala de aula, visto que a escola onde foi desenvolvida esta atividade não possuía um laboratório de química.
Contextualizar não é apenas citar exemplos como ilustração de um determinado conteúdo, mas como afirma o PCN é propor“situações problemáticas reais e buscar o conhecimento necessário para entendê-las e procurar solucioná-las.” Partindo desta idéia propusemos uma atividade experimental, onde o aluno inicialmente deveria buscar respostas para o desenvolvimento de determinado problema.
Aplicamos esta atividade em uma escola da rede municipal do Estado de São Paulo em uma turma do 9º ano que estava participando de um projetopedagógico “Meio Ambiente X Sociedade”. Partindo da seguinte questão “É possível fazer sabão ecológico?” Os alunos deveriam investigar formas de solucionar este problema, com a participação e auxílio do professor deveriam discutir a melhor maneira de solucionar o mesmo.
Esta estrutura levou em consideração as seguintes idéias: 1. Definição do tema – questionamentos iniciais; 2. Exploração...
tracking img