Aulas abertas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULAS ABERTAS
Quem são os autores? E o ano?
A proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física foi introduzida no Brasil no início da década de 1980 pelos professores Jürgen Dieckert e Reiner Hildebrandt-Stamann. Entre as referências dos autores para a elaboração de sua proposta estão o filósofo Merleau-Ponty, os psicólogos da Gestalt, Paulo Freire e Jean Piaget.

Contextualizar aabordagem.( como surgiu, o porque foi escrito)
A abordagem surgiu através da discussão do porque o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, falava muito que a culpa era dos alunos, então o autor perguntou se a culpa não podia ser dos professores ou do modo de ensino da época, um ensino mais fechado.
Na tentativa de superar o ensino de movimentos esportivos padronizados nas aulas deEducação Física.

Em que consiste a proposta pedagógica?
O aluno deve ser visto como sujeito do ensino; ele ocupa a posição central neste processo.
A subjetivação da aprendizagem tem em evidencia fazer do aluno o ponto de partida e, ao mesmo tempo, o ponto central das reflexões didáticas.
Ensino centrado nas experiências que os alunos realizam; um ensino que valorize os interesses deles, bemcomo o seu papel ativo na assimilação dos conteúdos.
O aluno passa a ser visto como sujeito do ensino e não objeto.

Qual a explicação dos autores sobre porque a educação física deve compor o currículo da educação escolar?
Porque o ensino da educação física pode capacitar os alunos a tratar os conteúdos esportivos nas condições de criar, sozinhos ou em conjunto, situações esportivas demodo critico integrada com a responsabilidade social, política, cultural e religiosa da própria vida.

Fundamentação teórica na qual a abordagem foi amparada?
Fundamentada basicamente na teoria Piagetiana, onde o individuo não consegue novas experiências através de uma aceitação passiva e sim, ativamente, na relação de troca das conclusões a que chegou de experiências anteriores.
Fala-se tambémque comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo.
E na teoria progressista critica, que trabalha o movimento em sua amplitude e complexidade, tendo a intenção de proporcionar aos participantes autonomia para a capacidade de ação, o mundo do movimento e suas relações com outrosindivíduos.

O objetivo da abordagem.
A auto realização da própria pessoa no esporte, a capacidade de auto-conduçao das ações desportivas e do agir social competente, tornar o aluno o centro do ensino, capacitando-o para tomar decisões e escolhas a respeito do conteúdo aplicado.
Transportar para o aluno a co-decisao, o aluno passa a ter capacidade de avaliar o tema, o conteúdo e a percepção da aulajunto ao professor.
Fazer com que o aluno desenvolva sua auto-afirmação utilizando o ambiente como a principal ferramenta da execução de movimentos fugindo do modelo tecnicista tão desenvolvido nas atividades da Educação Física Escolar

O conteúdo da abordagem ( atividades desenvolvidas)
Modalidades esportivas praticadas fora da escola(jogos esportivos: futebol, handebol e outros; atletismo:disciplinas de corrida, salto, lançamento e arremesso (bem como áreas de prontidão destas disciplinas (arremesso de tensão, lançamento de queda, flop, corrida sobre barreiras, lançamento de dardo, arremesso de peso). O professor passa uma ideia central atraves dessas modalidades para que os alunos desenvolvam a ideia central atraves dessas atividades.

Metodologia da proposta( como o conteúdo édesenvolvido)
1. Criação de situações de ensino fundamentadas numa orientação de ação comum, constituída pela intenção do professor e pelos objetivos de ação dos alunos;
2. Neste tipo de ensino da Educação Física, o conteúdo do esporte é determinado como uma presença modificável;
3. O modo de transmitir deve deixar espaço para o jogo de ações, abrindo aos alunos a possibilidade de...
tracking img