AulaRUP

1702 palavras 7 páginas
Introdução ao RUP
Rational Unified Process

por Denize Terra Pimenta
Outubro/2004

1

Contexto
Não é suficiente apenas a presença de desenvolvedores altamente treinados:
Precisamos de uma linguagem para a equipe poder se comunicar entre si e com os clientes (UML), além disso necessitamos de um guia organizacional: Um processo
(RUP).

Team-Based
Development

Modeling
Language

Unified
Process

2

O que é UML (Unified Modeling Language) ?
A UML (Unified Modeling Language) é o sucessor de um conjunto de métodos de análise e projeto orientados a objeto (OOA&D).
A UML é um modelo de linguagem, não um método. Um método pressupõe um modelo de linguagem e um processo. O modelo de linguagem é a notação que o método usa para descrever o projeto. O processo são os passos que devem ser seguidos para se construir o projeto. O modelo de linguagem corresponde ao ponto principal da comunicação. Se uma pessoa quer conversar sobre o projeto, como outra pessoa, é através do modelo de linguagem que elas se entendem. Nessa hora, o processo não é utilizado.
A UML define uma notação e um meta-modelo. A notação são todos os elementos de representação gráfica vistos no modelo (retângulo, setas, o texto, etc.), é a sintaxe do modelo de linguagem. Um meta-modelo é um diagrama de classe que define de maneira mais rigorosa a notação. A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software.
Pode ser empregada para a visualização, especificação, construção e documentação de artefatos que façam uso de sistemas complexos de software.
“UML é uma linguagem de modelagem, não uma metodologia.”

3

O que é RUP

(Rational Unified Process)

?

É um processo configurável de
Engenharia de Software.
O RUP é um guia para como usar efetivamente a UML

4

RUP e CMM

(Capability Maturity Model)

O objetivo do RUP é assegurar uma produção de alta qualidade de software, que realiza a necessidade do usuário seguindo prazos e o orçamento. Com o advento do

Relacionados