Aulamicro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.
IFAM-CAMPUS-COARI

PESQUISA SOBRE MÉMORIA
Componentes:

Trabalho solicitado pelo professor DHIEGO
Turma: SMSI-21N

COARI
2011

Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler eescrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.
A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:
· Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP.
· Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que amemória principal não suporta.
Memória SECUNDÁRIA – permitem o armazenamento dos programas ou dados de forma duradoura.
PARA QUE SERVE A MEMÓRIA SECUNDÁRIA?
Também conhecida por memória de massa ou memória auxiliar. Sua função é armazenar grande quantidade de dados e evitar que estes se percam com o desligamento do computador.
As memórias secundárias surgem da necessidade de guardar os dadose a informação para além do tempo de permanência na memória principal. Dado que esta última é volátil, toda a informação nela contida tem de ser guardada num suporte de armazenamento que o não seja, isto é, podemos desligar o computador sem que a informação se perca; ela manter-se-á armazenada.

QUAIS OS TIPOS DE MEMÓRIA SECUNDÁRIA?
AMEMÓRIA SECUNDÁRIApode ser subdividada em dois grupos, quantoao tipo de acesso aos dados: | Memórias de acesso sequencialO acesso aos dados é feito mediante uma determinada sequênciaExemplo: Bandas magnéticas. |
| Memórias de acesso aleatórioO acesso aos dados é directo não tendo que seguir uma determinada sequência.Exemplos: Discos Duros , Disquetes, Compact Disk. |
ALGUNS EXEMPLOS
As memórias secundárias mais utilizadas são:
Disquetes   Discosrígidos   Discos compactos (CDs)   Bandas magnéticas
CARACTERÍSTICAS GERAIS dos dispositivos de armazenamento secundário
Quando falamos em armazenamento secundário, existem dois pontos a ter em consideração:
O próprio suporte de armazenamento: Disquete, disco, CD, banda magnética, etc.
O dispositivo que permite a comunicação entre o suporte de armazenamento e a memória principal. Este dispositivo éconhecido como DRIVE.
VELOCIDADE DE FUNCIONAMENTO
Entre os vários tipos de memória de que falamos, podemos estabelecer uma hierarquia quanto à sua velocidade de funcionamento (velocidade de acesso e transmissão dos dados para a memória principal ou para o processador):
Mais rápido | CacheSRAMDRAMDiscos rígidosCD-ROMDisquetesBandas magnéticas | Mais lento |
SUPORTES MAGNÉTICOS
Os discos rígidos,disquetes e bandas magnéticas são suportes magnéticos, caracterizando-se por serem revestidos por uma substancia magnetizável.
A informação nestes suportes é guardada submetendo as partículas magnetizáveis a campos magnéticos; consoante o campo a que foram submetidas à orientação das partículas varia.
SUPORTES ÓPTICOS
Por sua vez, os discos compactos (CD's) são suportes ópticos, em que os dados sãogravados e lidos por meios ópticos, normalmente baseados na tecnologia laser.
1-Um disquete é um pequeno disco flexível que, depois de preparado para funcionar num computador, fica dividido em pistas concêntricas e sectores. . Tem 1.44MB de capacidade de armazenamento.
Os disquetes possuem a mesma estrutura de um disco rígido sendo todos periféricos de entrada e saida, tendo como diferenças ofato dos disquetes poderem ser removíveis e o fato dos disquetes serem compostos de um único disco magnético.
1 - Trava de proteção contra escrita
2 - Base central.
3 - Cobertura móvel.
4 - Chassi (corpo) plástico
5 - Disco de papel
6 - Disco magnético
7 - Setor do disco.
Legenda:.
Os disquetes são divididos em pistas. Um conjunto de pistas concêntricas repartidas em intervalos regulares define a...
tracking img