Aulador

661 palavras 3 páginas
Conceito de Região

O conceito de região (do latim regĭo) faz referência a uma porção de território determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais, nomeadamente o clima, a topografia ou a forma de governo.
Uma região também é uma divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.
Uma região administrativa é uma divisão regional organizada pelo Estado nacional para facilitar a administração e a governação de um país. Estas regiões têm uma origem artificial, disposta por uma lei, independentemente do facto de a divisão ter em conta critérios geográficos ou culturais.
Dá-se o nome de região natural ao tipo de região que é determinada pela geografia física. Nestes casos, aquilo que é tido em conta para planear a divisão é o relevo, a vegetação, a hidrografia, entre outros factores.
Na América do Sul, por exemplo, dá-se o nome de Pampa àquela que é considerada uma das mais importantes regiões do respectivo continente. Essa região apresenta uma superfície de aproximadamente 750.000 km2, e abrange planícies da Argentina, do Uruguai e do Brasil.

As divisões regionais oficiais do Brasil O surgimento das divisões regionais oficiais do Brasil está vinculado à centralização do poder político na esfera federal e à política de industrialização e de integração econômica e territorial implantada na década de 30 pelo governo Getúlio Vargas. No início do século XX, a economia brasileira era constituída por várias economias regionais fracamente ligadas entre si e estruturadas com base na exportação de produtos primários. A fragmentação econômica regional configurava o que se convencionou chamar de “arquipélago econômico”. O Nordeste açucareiro, o Sudeste cafeeiro e a Amazônia extrativista (borracha) eram as principais “ilhas” formadoras do arquipélago econômico.
Como a integração entre as economias regionais era muito

Relacionados