Aula05 Leitura E Producao De Textos Final 1

605 palavras 3 páginas
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

05

COESÃO E INCOERÊNCIA

SUMÁRIO
5.1 Coesão e Incoerência

2

|aula

Profª. M.e Mayra Elza Lessi

5.1 Coesão e Incoerência
Bem, já vimos que é possível ler textos que não apresentem coesão e, mesmo assim, conseguirmos entendê-los, atribuir a eles um significado. Porém, podemos pensar: há textos que sejam incoerentes? Sim, há textos incoerentes, ou seja, aqueles em que o leitor ou ouvinte não consegue descobrir qualquer continuidade de sentido, seja pela discrepância entre os conhecimentos ativados, seja pela inadequação entre esses conhecimentos e o seu universo cognitivo. Vejamos um exemplo:
João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina árida, cuja frente dava para leste.
Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para a sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo este tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver o pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.
(Texto cedido pela professora Mary A. Kato,
In KOCH & TRAVAGLIA, Texto e Coerência,
São Paulo:Cortez, 1989)

2

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Dá para entender? É possível atribuir um sentido? Difícil, não é? Já se sabe que a leitura pressupõe, além do conhecimento linguístico, o conhecimento de mundo e percebe-se claramente que o texto contraria nosso conhecimento de mundo. Assim, logo que iniciamos a leitura, ativamos nossos conhecimentos prévios e, por isso, sabemos que colina indica

Relacionados

  • WEBAULA 1 direito do comsumidor
    3830 palavras | 16 páginas
  • RELAT RIO DE INTEVEN 1
    5508 palavras | 23 páginas
  • RELATORIO_Est_III _AnaPaula
    19329 palavras | 78 páginas
  • auditoria
    9081 palavras | 37 páginas