aula04 edi

1438 palavras 6 páginas
Tecnologia da Administração

EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados

O que veremos?
Æ EDI
Definição, funcionamento
Benefícios
Categorias de EDI
Pontos chaves (EDI/ XML)
Æ XML (Extensible Markup Language)
ÆHTML e XML
ÆSintaxe Edifact (ONU)
EDI For Administration Commerce and Transport
Æ VAN - “Value Added Network”

EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados
A automação de processos ultrapassou as fronteiras da empresa para também influenciar nas relações entre industria e comércio. Neste contexto, a troca rápida de informações é fundamental para ganhar eficiência.
P
Para ttentar t eliminar li i as b barreiras i na comunicação i ã entre t empresas (papéis, relatórios, digitação, etc.) foi desenvolvido o EDI (Intercâmbio eletrônico de dados), uma tecnologia baseada em comunicação eletrônica na qual as informação vem e voltam sem qualquer interferência. 1

EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados
Consiste em um conjunto de protocolos de comunicação projetados para permitir a troca de dados e execução de transações comercias automaticamente entre computadores, onde são trocadas informações de negócios estruturadas entre parceiros comercias. Isto é feito através de “versões eletrônicas” padronizadas de documentos comercias.
B i
Basicamente
t o EDI é o ttransporte t d dos d dados d até té então tã ffeito it pelo papel, para um meio informatizado, mantendo a mesma natureza das informações. Entre essas informações podemos citar: • Ordens de compra;
• Notas de despacho de mercadorias;
• Faturas;
• Memorandos;
• Transferência de fundos.

EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados
Com isso o fluxo de informações pelo papel diminui, o que aumenta a confiabilidade e velocidade dessas informações e transmissões. Assim, pode-se aumentar a quantidade de dados para se trabalhar, o que pode proporcionar grandes espaços para aumento de produtividade e competitividade e, com isso, aumentar os lucros.
Observação: EDI não é Email.
EDI - transferência de informação
“de aplicação para aplicação”.

Relacionados

  • RFID ERP
    4159 palavras | 17 páginas