Aula02 Fund Cienc Soc

861 palavras 4 páginas
Ciências Naturais X Ciências Sociais
Prof. L.F.

Ciências Naturais X
Ciências Sociais


As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que, presumivelmente, têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controles razoáveis, num laboratório.



Nas ciências naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.

Ciências Naturais X
Ciências Sociais


As ciências sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação são os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complexas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. 

Apesar de também levar em conta a objetividade científica na análise desses fenômenos, a interação entre sujeito e objeto da investigação leva a interpretações contextualizadas da realidade social.

Como estudar fenômenos complexos:


Ao observar os fenômenos sociais somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa.



Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e influencia em nossa visão de mundo. 

Dessa forma, trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.



Nasce, daí, um debate inovador, numa relação dialética entre investigador e investigado?. (DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social).

A Ilustração e a sociedade contratual.


Renascimento:momento de transição da sociedade medieval para o capitalismo moderno. 

ECONOMIA FOCADA NA PRODUÇÃO E NA
TROCA, EXPANSÃO COMERCIAL.



Fim da sociedade feudal estamental e surgimento de uma sociedade individualista e financista voltada para o desenvolvimento comercial e o lucro.

A Ilustração e a sociedade contratual.


O homem medieval

Relacionados