Aula01Conceitos 20150306153725

1035 palavras 5 páginas
06/03/2015

Conceito de Aptidão

Aptidão Física, Saúde e Esporte

Capacidade, competência natural ou adquirida em criar, fazer ou executar uma atividade específica; dom, criatividade.

Aptidão ≠ Vocação

Prof. Felipe Fonseca

Exemplos….
Vocação é talento ou inclinação natural que se manifesta no indivíduo desde o momento que nasce e aptidão é o meio pelo qual o indivíduo consegue para desempenha-la.

A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento para executar algo.

Conceito de Saúde
Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

conquistar..(vocação)... ser capaz (aptidão).
Querer (vocação) e Poder (aptidão)

1

06/03/2015

A SAÚDE NUMA VISÃO HOLÍSTICA
• "Holística" vem da palavra grega "Holos" e significa
INTEGRAL, INTEIRO, TOTAL.
• Quando falamos em saúde holística estamos tentando despertar a atenção das pessoas para o fato de não sermos apenas nosso corpo ou nossa mente. Somos corpo, mente, alma e emoções.

A SAÚDE NUMA VISÃO HOLÍSTICA
• PSICOSSOMATIZAÇÕES é uma reação temporária provocada por um acontecimento muito forte na vida do indivíduo e que o tenha deixado em estado de choque, ao ponto do organismo preparar uma resposta orgânica simbólica, ou seja, adoecer. Essa resposta significa uma forma inconsciente de autoproteção. A SAÚDE NUMA VISÃO HOLÍSTICA
Corpo, Mente, Alma e Emoções formam um conjunto que não pode ser dissociado. Um desequilíbrio em uma destas partes compromete o todo. A maioria das pessoas cuidam muito do corpo e esquecem de cuidar da mente, das emoções. Outras valorizam muito a mente e mantém hábitos nocivos ao corpo.
Já foi comprovado que uma má alimentação, por exemplo, pode aumentar as chances de uma pessoa se sentir deprimida. Uma depressão ou estresse diminui a resistência de nosso sistema imunológico, nos deixando mais vulneráveis às doenças.

A SAÚDE NUMA VISÃO HOLÍSTICA
Para se manter saudável de verdade, evitar

Relacionados