Aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento para prova de Teoria Literária (Luiz e Marcos)

Écloga
É um poema de caráter pastoril, que canta a natureza campestre.
Na literatura portuguesa a écloga foi produzida por poetasclássicos, sob influência de Virgílio. Nesse poema desenvolve-se um diálogo entre pastores, após uma introdução do autor.
Na Écloga, tanto a medida velha quanto a nova são aceitas.
A Écloga foi bastanteutilizada pelos humanistas durante o Renascimento , por ser considerado importante na aprendizagem da língua.
Vale a pena ressaltar aqui, que Virgílio foi um poeta romano clássico, mais conhecido portrês obras principais, as Éclogas ( ou Bucólicas), as Geórgicas e Eneida- apesar de vários poemas menores.
Considerada uma forma clássica, a Écloga terá sua primeira manifestação com BernardimRibeiro, depois por Cristóvão Falcão, Sá de Miranda ( Basto) e Luís de Camões.
Nas éclogas camonianas o leitor não encontrará a dicotomia campo/cidade, nem a moralização que como diz o texto se evidenciamnas composições de Sá de Miranda.
Camões se identifica com o diálogo dos pastores em um cenário aprazível e idealizado.
No poema “as doces cantilenas que cantavam “, Camões suscita uma leituraalegórica, oque nos remete à característica de um cenário idealizado.

Madrigal

O Madrigal, uma das formas poemáticas, constitui uma pequena composição poética em que de uma forma elegante egalanteadora, se celebras uma dama.
O madrigal têm sua origem no povo, e passou a ser cultivado pelos poetas palacianos em meados do sec.XIV.
Quanto a forma, quando culto teve uma forma fixa. Era um versodecassílabo rimado e constava de dois ou três tercetos seguidos de um ou dois dísticos.
O Madrigal sofreu algumas mudanças pelo fato da forma musical com que passou a ser cantado. Tal forma poéticapredominou durante os séculos XVII e XVIII em Portugal. No século XX o poeta David Mourão Ferreira foi cultivador desse tipo de poema.
Também podemos citar o idílio, que também é uma forma poética...
tracking img