Aula tema: conceitos fundamentais de banco de dados. características típicas de um sgbd - etapa 1 banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO BANCO DE DADOS PROFESSOR: EDUARDO GALEGO

ATPS BANCO DE DADOSETAPA 1

(NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO) 1 E 2 SEMESTRE

Itapecerica da Serra São PauloAgosto de 2012
Etapa 1
Passo 2
Atualmente existem muitos sistemas para armazenamento de dados profissionais chamados SGBD’s como Oracle, mySQL, SQL Server entre outros, onde as empresas escolhem por serem sistemas de alta performance egrande porte em armazenamento de dados. Mas na pratica nem sempre isso acontece, hoje ainda existem empresas que acabam optando por sistemas de armazenamento de dados arcaicos de baixo custo. O que tornam inadequados a seu ramo e a sua demanda acarretando em resultados negativos. Um exemplo disso são as empresas em que utilizam sistemas de armazenamento como planilhas em Excel, documentos em Word outabelas Access dentre outros tipos. Em um sistema de processamento tradicional de arquivos, cada grupo de usuários deve manter seu próprio conjunto de arquivos e dados. Desta forma, acaba ocorrendo redundâncias que prejudicam o sistema de forma que toda vez que for necessário atualizar um arquivo de um grupo, todos os grupos devem ser atualizados para manter a integridade dos dados no ambiente comoum todo. A redundância desnecessária de dados acaba sobrecarregando o sistema de armazenamento, ocupando espaço que poderia estar disponível para outro fim. Sem contar no isolamento de dados que pode ocorrer, ou seja, incompatibilidade de funcionamento entre os sistemas, muito deles não possuem integração entre si, o que acaba gerando perda de informações, formatos de dados que não podem serlidos em outros sistemas entre outros problemas.
Em um SGBD as vantagens são inúmeras como o controle de redundância, devido ao compartilhamento de dados, no caso de um SGBD multiusuário, permiti que múltiplos usuários acessem o mesmo dado ao mesmo tempo. Este fator é essencial para que múltiplas aplicações integradas possam acessar o banco. Em um caso pratico é o fluxo de venda de uma empresa.Primeiramente o setor de vendas emiti um pedido de venda, esse pedido com as informações deve ser visto pelo setor de planejamento que envia ao setor de separação/produção, após isso o setor de faturamento emiti uma NF-e que gera um boleto de cobrança ao cliente, automaticamente o setor de contabilidade e tesouraria devem acessar essas informações para que possa ser feito os devidos abatimentos eajustes. Ou seja um sistema integrado com SGBD se faz indispensável dentro de uma organização moderna.
Outro ponto positivo de um SGBD é a disponibilização de restrição a acesso não autorizado, que significa o fornecimento de um sistema de autorização e segurança, o qual é utilizado pelo DBA que possibilita a criação de “contas” e especificar as restrições destas contas; o controle de restrições seaplica tanto ao acesso aos dados quanto ao uso de softwares inerentes ao SGBD, alem disso um SGBD deve fornecer recursos para recuperação de falhas tanto de software quanto de hardware (Recovery).
Desvantagens – Aumento de custos
Alto investimento inicial para aquisição de Software de BD e possível necessidade de hardware adicional, Implementação ou Manutenção de Sistemas existentes para os...
tracking img