Aula tema 08 economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 8 – Macroeconomia: o lado externo da Economia
Nesta aula-tema, apresentamos o setor externo da economia, as relações comerciais e seu processo de contabilização, bem como as relações entre importação, exportação e taxa de câmbio. A presente discussão baseia-se no livro-texto Economia[1] (páginas 84 a 115).
Relações comerciais externas mantêm-se, entre outras razões, porque nenhum paísé auto-suficiente em todas as suas necessidades. É necessário estabelecer relações comerciais com outros países para que cada um dos parceiros comerciais possa suprir-se de bens de que não dispõe e ofertar produtos e serviços nos mercados estrangeiros.
A teoria moderna do comércio internacional postula que as vantagens comparativas (e, logo, a direção do comércio) são dadas pela escassez ouabundância relativa dos fatores de produção. Os países que têm vantagens na produção de bens de consumo podem vender seus produtos a um preço menor no mercado internacional. Assim, estabelece-se uma competitividade saudável.
Quando o preço do mesmo bem, lá fora, fica mais alto que o preço dele internamente, a tendência é exportar mais. Mas se o preço interno for maior que o desse bem no exterior,será mais vantajoso para o empresário vender seus produtos ou serviços no mercado interno.
O regime cambial é outro aspecto que pode afetar o equilíbrio entre importação e exportação. Vários países têm sua própria moeda. A conversão de uma moeda estrangeira em real se dá pela taxa de câmbio nominal, que é o preço da moeda estrangeira (também chamado divisa) em termos da moeda nacional. Esse valor édeterminado pela oferta e demanda de divisas, ou seja, pelas relações entre importadores e exportadores.
A oferta de divisas depende do volume de exportações e da entrada de capitais externos no país. Já a demanda de divisas depende do volume das importações e da saída de capitais externos. Se a oferta de divisas − digamos, do dólar − for maior que a demanda por dólares, ocorrerá valorizaçãocambial. Isso está ocorrendo no Brasil atualmente. Mas, se a demanda for maior que a oferta de dólares, ocorrerá desvalorização cambial, que vai proporcionar aumento nas exportações e redução nas importações. E o processo inverso também pode ocorrer: com a valorização cambial, nossa moeda fica mais forte e, com isso, as importações tendem a aumentar.
O regime cambial está relacionado com as regras decomo se dará a conversão de moedas. Isto é, com as regras de como será a relação entre oferta e demanda de divisas. Existem quatro tipos de regimes cambiais. E o Brasil já passou por todos eles.
No regime de câmbio fixo, o Banco Central (BC) fixa a taxa de câmbio, ou seja, fixa o valor da moeda estrangeira, independentemente da oferta ou procura pela moeda. Esse tipo de regime cambial permite quese tenha mais previsibilidade dos agentes do mercado e se controle os aumentos de preços de produtos importados, tão útil para controle da inflação. É a chamada âncora cambial.
As minibandas cambiais são outro tipo de câmbio fixo: o regime é flutuante, mas o câmbio varia dentro de limites impostos pelo Banco Central.
Temos, ainda, a taxa de câmbio flutuante em que a taxa é determinada pelomercado de divisas (oferta e demanda), sem a interferência do BC. Uma variante das minibandas cambiais, o tipo mais recorrente no mundo, é o regime de câmbio flutuante, também conhecido como Dirty Floating (“flutuação suja”). Nesse regime, o Banco Central tem alguma atuação na venda e na compra de divisas, de forma a mantê-las em níveis relativamente estáveis.
A contabilização das operações do Brasilcom os demais países ocorre por meio de uma conta denominada Balanço de Pagamentos, composta de três contas: balança comercial, balança de serviços e balança de capitais. O saldo do Balanço de Pagamentos é a soma dessas três contas.
Para ampliar a compreensão sobre o tema, assista às Web Aulas e descubra que, para as relações de importação e exportação ficarem equilibradas, é importante ter...
tracking img