Aula-tema 07: Nova Sociologia da Educação: Teoria Social de Pierre Bourdieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1125 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

1
(CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) Identifique o conceito formulado por Pierre Bourdieu que se refere às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
Escolher uma resposta.

a. Indústria Cultural


b. Habitus.


c. Reprodução social.


d. Violênciasimbólica. 


e. Capital cultural.

Resposta correta: Violência simbólica.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, segundo a perspectiva de Bourdieu, o sistema de ensino é definido como uma modalidade específica de violência simbólica.
Question2
(Aeronáutica, 2008 – Magistério Sociologia) Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceitode habitus.
Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA:
Escolher uma resposta.

a. O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano.


b. Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados.c. O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo. 


d. O conceito de Habitus está intimamente relacionado ao coletivo.


e. Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes).

Resposta correta: O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, de acordo com Bourdieu, o campo estrutura o habitus.
Question3
(ENADE, 2008 – Ciências Sociais – ADAPTADA) A noção de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu propõe-se a resolver um dilema teórico. Até então, para explicar os produtos culturais – arte, literatura, religião, ideologia –, escolhia-se entre duas viasexclusivas: o estruturalismo e o marxismo. Em síntese, isso significava o confronto entre duas tradições, em que se privilegiavam os produtos dotados de coerência interna, subtraindo-se os determinantes externos ou, então, caracterizavam-se tais produtos pelas funções sociais que eles exerciam, notadamente as funções ideológicas de justificação dos interesses das classes dominantes. Segundo esseautor, a noção de campo:
Escolher uma resposta.

a. Sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo, articulando a ordem do simbólico em uma realidade complexa, em que a cooperação entre ambos transforma forças contrárias em aliados que agem graças ao seu embate e não apesar dele. 


b. Considera língua, mito, arte e religião como estruturas estruturantes, ou seja, objetivas, atribuindo-lhespapel ativo.


c. Pressupõe que mito, religião e arte, apesar de forte presença simbólica, não cumprem nenhum papel político no jogo da dominação.


d. Nenhuma das alternativas é completamente verdadeira.


e. Consiste na separação entre o poder e a violência.

Resposta correta: Sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo, articulando a ordem do simbólico em uma realidade complexa, emque a cooperação entre ambos transforma forças contrárias em aliados que agem graças ao seu embate e não apesar dele.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, no contexto da obra de Bourdieu, o campo exerce, sobre os agentes que o integram, uma ação pedagógica que visa fazer com que eles adquiram formas de perceber, avaliar e agir no mundo (habitus) quesão necessárias à sua inserção apropriada no campo.
Question4
No que diz respeito à visão de Pierre Bourdieu sobre a instituição escolar, é possível afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. O sistema escolar reforça e reproduz as desigualdades sociais. 


b. Predomina uma função transformadora da educação em suas análises.


c. A dominação e a reprodução de valores estão fora dos...
tracking img