Aula-tema 04: o caminho da sustentabilidade – dimensões e indicadores sair

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TEOLOGICO JOÃO PAULO II
METODOLOGIA TEOLÓGICA
MAURICIO CARMINATO
ADELZIRA SOUZA SOARES

CONSELHOS A UM JOVEM TEOLOGO

Decálogo: Conjunto de leis ou dez mandamentos.
Pompeu: “Teologizar é preciso, viver não é preciso”. Varias dimensões da existência é necessário o estudo da teologia, para compreender pela fé que atinge o invisível, transcende o limite humano. “Crente”“teólogo” “A fé que deseja entender”. Santo Anselmo.
A teologia mostra a compreensão da revelação, anunciada pelos profetas e confirmada por Jesus de Nazareno.
O ser humano busca incansavelmente o conhecimento do fim ultimo. A teologia questiona a resposta somente pela fé.

1º CONSELHO:

Diante de Deus prostrar-se, adorar-se.

É a condição de qualquer aproximação, dar-seconhecer a Deus fazendo a experiência deixando envolver-se no amor de Deus por meio de Jesus Cristo.
“Quem não crer não experimentará, e quem não tiver experimentado não compreenderá” Santo Anselmo (cit.p.130). Diádoco de Foticéia: ”Nada é mais indigente que o pensamento que reflete, fora de Deus, sobre as coisas de Deus” (cit. P. 137). Karl Barth: “objeto” “isso” “ele” “tu” (cf. PP.155-6). SãoBoaventura:
“Não creias que te baste à leitura sem a unção, a especulação sem a devoção, a atenção sem a alegria, à atividade sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, estudo sem a graça divina, a pesquisa sem a sabedoria que vem de Deus” (OT 16, n. 32, cit. P. 139). Santa Terezinha, “doutora da Igreja” “amor da ciência” “ciência do amor divino” Papa JoãoPaulo ll (19 out. 1998).

2º CONSELHO:

Deus o assunto central da teologia

Objeto direto no estudo da teologia, a própria palavra teologia se confirma como estudo de Deus. No materialismo o homem ocupa o centro das preocupações. As coisas divinas sobrepõem qualquer dimensão humana. “Revolução corpenicana” Kant. “O mestre daqueles que sabem” Dante (inf. Vl, 131) “A ciência maisdivina é a ciência das coisas divinas” (cit. P. 358).
A teologia não consiste em responder certas crises, É levar a uma fé revelada. Tomás de Aquino: “A teologia trata principalmente de Deus”. “Trata também Das criaturas, mas na medida em que se relacionam em Deus” (cit. P. 43) “A verdade teológica se refere primeiramente e principalmente à Realidade incriada. Refere-se também” àscriaturas, mas como que conseqüente “(cit. P. 44). Lutero: ”O tema próprio da teologia é o homem perdido e o Deus salvador” (cit. P. 44).

3º CONSELHO

A Sagrada Escritura o centro das homilias

Concilio Vaticano ll: “alma” (DV 24 Ee OT 16). Não se estuda teologia sem a palavra nela esta Deus pai, Jesus Cristo filho.
A Escritura é a essência a palavra viva de Deus o caminho afonte da revelação. Os demais são testemunha na sua experiência de vivenciar Deus. A Bíblia, palavra, tradição e magistério. Confiada a palavra pela tradição no magistério. A Escritura deve ter a interpretação objetiva. Barth “Dogmática cristã” “Dogmática eclesial”. A Escritura deve ser a fonte da teologia é, a essência onde a ciência teológica a existência de Deus. ”Santo Boaventura”:
“Quemquiser aprender teologia, busque a ciência na sua fonte: a Sagrada Escritura. Pois junto aos Filósofos não existe a ciência da salvação para remissão de nossos pecados, nem mesmo junto aos Santos Padres e nem junto aos Doutores. O discípulo de Cristo deve estudar em primeiro lugar a Sagrada Escritura. É mister, pois, que o teólogo tenha ao alcance da mão o texto completo da Sagrada Escritura, deoutro modo, nunca será um expositor preparado da Escritura” (cit. P. 235).
Barth: “O teólogo não será nenhum ‘doutorzinho’ que tivesse o direito de conceder ou de tirar a palavra aos Profetas e Apóstolos, como se fossem colegas da faculdade. Menos ainda será como um professor ginasial, com a tarefa de olhar por sobre os ombros dos autores bíblicos, para lhe corrigir os cadernos e...
tracking img