Aula tema 02: escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais do cepal para o brasil.

Aula tema 02: Escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais do CEPAL para o Brasil.

A instituição CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) que foi criada em 1948 para auxiliar a região latino-americana no desenvolvimento econômico.
Para o Brasil a instituição CEPAL visa políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoriana inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especial nas indústria, entre outras.
É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.
Apesar do crescimento verificado nos últimos anos da inovaçãotecnológica o Brasil ainda precisa avançar mais, pois o processo de transferência do conhecimento é frágil. O País é responsável por 2,4% da produção científica mundial.
Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. Ecomo grande parte da polução ainda precisa utilizar este o sistema de saúde brasileira é necessário melhorar para que as pessoas fiquem saudáveis e contribuam para o desenvolvimento.
Estes problemas Brasileiros são fáceis de serem reconhecidos e são de grande importância para o desenvolvimento da nação, mas problemas como qualificação profissional para que as empresas desenvolvam melhor,aproximação entre os países da região latino-americana e importação de produtos dessa regiao sao pontos que a Cepal mostram para o Brasil ficar alerta e procurar melhorias.
Desta forma ajudará no objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável da America Latina.

A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticasdirecionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.
Brasil:infra- estrutura, tecnologia, educação e saúde.
Atualmente, o Brasil se destaca em vários segmentos: é o segundo maior exportador de produtos alimentícios, um dos maiores produtores de petróleo e minerais e o quinto maior mercado automobilístico. Expõe de estabilidade política e institucional e sua economia é a mais forte de toda América Latina. Porém o país enfrenta grandes desafios de naturezaestrutural. Estes estão diretamente ligados à evolução histórica do país, à sua inserção no sistema mundial de governança e aos gargalos e disparidades econômicas, sociais e regionais que, há séculos, definem a nossa sociedade.
A educação no Brasil, segundo a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível degoverno. O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada um desses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção, que gere fundos, bem como os mecanismos e fontes de recursos financeiros.
A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, que defineos princípios orientadores da organização de programas educacionais. Os governos locais são responsáveis por estabelecer programas educacionais estaduais e seguir as orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo Governo Federal. As crianças brasileiras têm que frequentar a escola no mínimo por 9 anos, porém a escolaridade é normalmente insuficiente. A Constituição Brasileira de 1988...
tracking img