Aula tem 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 3: Desenvolvimento Econômico da China
A economia chinesa sofreu reformas substanciais no final da década de 70 passando, de uma economia em que predominava um sistema centralizado,planificado e fechado para o intercâmbio internacional, para um sistema mais orientado para a economia de mercado.
As mudanças iniciaram-se com o término da agricultura coletiva, com a expansão para umagradual liberação de preços, descentralização fiscal, aumento da autonomia das empresas estatais, fundação de diversos bancos, desenvolvimento do mercado de ações, com o rápido crescimento do setorprivado e a abertura para o comércio exterior e investimentos externos.
A China vem implementando reformas de forma gradual, e em partes. O processo acima descrito continuou com mudanças chaves queincluíram a venda, com eqüidade, dos maiores bancos chineses para investidores estrangeiros e o refinamento do mercado externo e do mercado de ações. A reestruturação da economia e o resultado de ganhossubstanciais fizeram com que o PIB aumentasse cerca de 10 vezes desde 1998. O desenvolvimento econômico tem sido bem mais rápido nas províncias costeiras do que nos do interior, e há grandes disparidadesna renda per capita das regiões.
Apesar das eventuais dificuldades de entendimento, resultantes de culturas bastante diversas, o mercado chinês tem potencialidades para merecer a continuada atençãode empresários brasileiros.
O empresário que pretende fazer negócios com a China deve compreender que as diferenças de civilização determinam, igualmente, formas diversas daquelas vigentes no Ocidentena estruturação das empresas, nas negociações e na implementação de contratos. 
Naquele país, disputas e conflitos são, preferencialmente, resolvidos por meio de grupos de discussão informais, e nãopor intermédio de leis e regras impessoais. Tais princípios continuam, igualmente, a reger as relações entre empresas, mediante o “guanxi”, série de acordos mais informais, que normalmente...
tracking img