EMÍLIA VISITA DONA SINTAXE
Dona Sintaxe despediu aquele Período e chamou outro.
- Aproxime-se uma oração na Voz Ativa! Depressa!
Muito lampeira, destacou-se do grupo uma Oração que dizia assim: O GATO COMEU O PICA-PAU.
- Que história de Voz Ativa é essa? – indagou Emília.
- Já irá saber – respondeu a Senhora Sintaxe e, voltando-se para a nova oraçãozinha: – Você está na Voz Ativa, não é assim? Pois então passe para a Voz Passiva para essa boneca ver.
Incontinenti, a oraçãozinha desmanchou-se toda para formar outra da seguinte maneira: O PICA-PAU FOI COMIDO PELO GATO.
- Muito bem! – aprovou Dona Sintaxe.
E para os meninos:
- Notem que PICA-PAU, queé Objeto Direto da primeira Oração, passou a ser Sujeito desta última, e reparem que o Sujeito da primeira (GATO) passou a ser Complemento.
- Que Objeto Direto é esse que apareceu aí sem mais nem menos? – berrou Emília.
- Objeto Direto é aquilo que completa o sentido do Verbo diretamente. A gente pergunta ao Verbo: o quê? E a resposta é o tal Objeto Direto. O GATO COMEU o quê? O PICA-PAU. Logo, PICA-PAU é o Objeto Direto.
- Que peste é a tal Gramática! – disse Emília. – Tem coisas que não acabam mais. Só sinto que em vez de ter comido o pobre pica-pau o gato não tivesse comido a Senhora Gramática, com todas estas damas que andam por aqui…
Dona Sintaxe nãoouviu e continuou:
- Por meio destas passagens de Sujeito para Complementos e de Complementos para Sujeito é que as Orações passam da Voz Ativa para a Voz Passiva. Entenderam?
Os meninos fizeram com a cabeça que sim.
Durante toda a conversa Quindim manteve-se de parte, ouvindo com muita atenção as palavras da grande dama e aprovando-a com movimentos de chifre. Emília, que gostava de tirar a prova de tudo, foi ter com ele para lhe perguntar, num cochicho:
- Que acha desta senhora, Quindim? Sabe mesmo gramática ou está nos tapeando?
O rinoceronte riu-se filosoficamente.
- Como não há de saber, Emília, se ela é a Sintaxe, ou uma das partes da [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Aula sobre vozes do verbo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aula-Sobre-Vozes-Do-Verbo/352227.html

MLA

"Aula sobre vozes do verbo" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aula-Sobre-Vozes-Do-Verbo/352227.html>.

MLA 7

"Aula sobre vozes do verbo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aula-Sobre-Vozes-Do-Verbo/352227.html>.

CHICAGO

"Aula sobre vozes do verbo." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aula-Sobre-Vozes-Do-Verbo/352227.html.