AULA PRÁTICA DE FARMACOTÉCNICA: PREPARO DE EMULSÃO ESCABICIDA

372 palavras 2 páginas
Introdução
As emulsões são sistemas dispersos constituídos de duas fases líquidas imiscíveis (oleosa e aquosa), onde a fase dispersa ou interna é finamente dividida e distribuída em outra fase contínua ou externa. Temos emulsões do tipo óleo em água (O/A: fase externa aquosa) e água em óleo (A/O: fase externa oleosa).
A estabilidade da emulsão é garantida com o uso de agentes emulsificantes, geralmente substâncias tensoativas que reduzem a tensão superficial das substâncias.
As emulsões escabicidas são utilizadas em casos de escabiose (sarna), sendo o benzoato de benzila o agente escabicida, no qual seu mecanismo de ação provável é a atuação no sistema nervoso do parasita, causando sua morte. É relativamente pouco tóxico, mas pode irritar a pele e os olhos.
Materiais utilizados: Balança analítica, béquer, bastão de vidro, proveta, água purificada, benzoato de benzila, ácido esteárico, hidróxido de potássio, metilparabeno (Nipagin) e propilparabeno (Nipazol).
Método e resultados
Pesou-se 25 g de benzoato de benzila, 0,05 g de propilparabeno (Nipazol) e 5 g de ácido esteárico e transferiu-os para o béquer 1.
Pesou-se 0,7 g de hidróxido de potássio e 0,1 g de metilparabeno (Nipagin). Transferiu-os para o béquer 2 e em seguida, adicionou-se 50 ml de água purificada.
Colocaram-se ao mesmo tempo os dois béquers em aquecimento até atingirem uma temperatura de 70º C.
Verteu-se a fase aquosa (béquer 2) sobre a fase oleosa (béquer 1), obtendo como resultado uma preparação com consistência viscosa, aparência leitosa e com formação de espuma.
Agitou-se até o resfriamento e em seguida, completou-se com água purificada até obter o volume final de 100 ml.

Dados e conversões
25% de Benzoato de Benzila 25 gramas
5% de Ácido Esteárico 5 gramas
0,7% de Hidróxido de Potássio 0,7 gramas
0,1% de Metilparabeno (Nipagin) 0,1 gramas
0,05% de Propilparabeno (Nipazol) 0,05 gramas
Água purificada q.s.p. 100 gramas

Conclusão
Na emulsão obtida o benzoato de

Relacionados

  • Apostila
    116110 palavras | 465 páginas