Aula pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande
Disciplina de Bioquímica Industrial
Prof. Dr. Carlos André Veiga Burkert
MSc. Elisane Odriosolla dos Santos
Eng. Daniela Nogueira
Vítor Augusto Schütt Zizemer(monitor)

Aula Prática: Contagem de Bolores e Leveduras

1. INTRODUÇÃO
De uma maneira geral, os fungos incluem bolores e leveduras. Esses microrganismos são importantes nas fermentaçõesindustriais, tais como produção de bebidas fermentadas (cerveja e vinho), pães, antibióticos, vitaminas e ácidos orgânicos.
Os bolores podem crescer em substratos com altas concentrações deaçúcar, pois não são tão sensíveis às altas pressões osmóticas. Suportam variações de pH entre 2,0 e 9,0, enquanto as leveduras toleram pH entre 2,2 e 8,0. As leveduras crescem em uma faixa ampla detemperatura, entre 20 e 30°C, semelhante à ambiente.
Assim como as bactérias, os fungos absorvem nutrientes. A absorção é auxiliada por enzimas secretadas no meio, que quebram as moléculasorgânicas em porções menores, possibilitando o seu transporte facilmente para dentro da célula.
Para o caso de alimentos, assim como outros produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) – ligada ao Ministério da Saúde - é responsável pela criação de resoluções que regulamentam a produção e o comércio de alimentos. Também são estabelecidos pela ANVISA os critérios decontaminação microbiológica que devem ser mantidos, para atender a um padrão de qualidade.

2. OBJETIVO
Realizar a análise de bolores e leveduras de amostras sólidas, bem como proceder à determinaçãopela técnica de contagem em superfície.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. Preparo de Meios de Cultura

• Para amostras sólidas, pesar assepticamente 25g e homogenizar em 225mL de águapeptonada 0,1%. Essa solução denomina-se diluição 10-1.
• Transferir com pipeta estéril 1mL da amostra diluída (10-1) para um tubo diluente contendo 9mL de água peptonada. Essa...
tracking img