Aula pratica de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE AGRONOMIA

Antonio Otoni
Jean Carlos Moura
João Paulo Carvalho
Leonardo Amaro
Murilo Marcos dos Reis
Italo Justo
Weslley Oliveira
Relatório de Aula Pratica.

GOIANÉSIA
2012.

Faculdade Evangélica de Goianésia

Analise e Classificação de Solos.

Trabalho apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina de Ciência do Solo, orientado pelo professoro Jadson Belemde Moura do Curso de Agronomia da FAEG – Faculdade Evangélica de Goianésia.

Goianésia
2012

Analise e classificação de Estruturas física de Solos

Introdução
Para classificar um solo primeiramente é necessário definir o horizonte diagnóstico em relação ao perfil daquele solo. Esse horizonte deve representar um equilíbrio entre os fatores de formação do solo e suas característicasespecíficas.

Na maioria dos casos, o horizonte B é utilizado como diagnóstico que irá definir o tipo de solo (em alguns poucos casos o horizonte C é usado). Isso se deve ao fato de ser intermediário e ter muito do material original, mas que já foi modificado por fatores do intemperismo.
Descarta-se o horizonte A, pois nesse ambiente já houve excessiva interferência do “homem” e o horizonte C(embora em alguns casos seja usado) pela dificuldade do acesso e pelo fato de ser muito influenciado pelo material de origem (parental), dessa forma não representa a influencia de fatores como o clima.

NEOSSOLOS
Grupamento de solos pouco evoluídos, sem Horizonte B diagnóstico definido. Solo em via de formação seja pela reduzida atuação dos processos pedogenéticos ou por características inerentes aomaterial originário. (EMBRAPA, 2009).

Compreende solos constituídos por material mineral, ou por material orgânico pouco espesso, que não apresentam alterações expressivas em relação ao material originário devido à baixa intensidade de atuação dos processos pedogenéticos, seja em razão de características inerentes ao próprio material de origem, como maior resistência ao intemperismo oucomposição química, ou dos demais fatores de formação (clima, relevo ou tempo), que podem impedir ou limitar a evolução dos solos. Possuem seqüência de horizonte A-R, A-C-R, A-Cr-R, A-Cr, A-C, O-R ou H-C sem atender, contudo, aos requisitos estabelecidos para serem enquadrados nas classes dos Chernossolos, Vertissolos, Plintossolos, Organossolos ou Gleissolos. Esta classe admite diversos tipos dehorizontes superficiais, incluindo os horizontes O, com menosde 20 cm de espessura quando sobrejacente à rocha, ou horizonte A húmico ou proeminente com mais de 50 cm quando sobrejacente à camada R, C ou Cr. (EMBRAPA, 2009).

Segundo EMBRAPA, são solos constituídos por material mineral, ou por material orgânico com menos de 20cm de espessura, não apresentando qualquer tipo de horizonte B diagnóstico esatisfazendo os seguintes requisitos.
Ausência de horizonte glei até 150 cm de profundidade, exceto no caso de solos de textura areia ou areia franca virtualmente sem materiais primários intemperizáveis.
Ausência de horizonte vértico imediatamente abaixo de horizonte A;
Ausência de horizonte plíntico dentro de 40 cm, ou dentro de 150 cm da superfície se imediatamente abaixo de horizontes A,ou E, ou precedido de horizontes de coloração pálida, variegada ou com mosqueados em quantidade abundante.
Ausência de horizonte A chernozêmico com caráter carbonático, ou conjugado a horizonte C cálcico ou com caráter carbonático.
Pertencem ainda a esta classe solos com horizonte A ou hístico, com menos de 20 cm de espessura, seguidos de camada(s) com 90% ou mais (expresso em volume) defragmentos de rocha ou do material de origem, independente de sua resistência ao intemperismo.

LATOSSOLO VERMELHO AMARELO
Segundo (SEPLAN-MT, 2003) citado por EMBRAPA. São solos bem drenados, caracterizados pela ocorrência de horizonte B latossólico de cores vermelhas a vermelho-amareladas, com teores de Fe2O3 iguais ou inferiores a 11% e normalmente maiores que 7%, quando a textura é argilosa...
tracking img