Aula pratica de contração muscular com blas de tenis e esfignomamometro de pesos

2008 palavras 9 páginas
Introduçao
As células circulantes no sangue têm características especiais, sendo em sua grande maioria células maduras, com funções definidas e vida limitada. Os glóbulos brancos têm função na imunidade, as plaquetas na hemostasia e os glóbulos vermelhos no transporte de oxi- gênio para os tecidos. A duração de vida das células na circulação é limitada, com as plaquetas vivendo dias, os leucócitos de horas (granulócitos) a anos (linfócitos) e os glóbulos vermelhos de 80 a 120 dias.
Em vista disso, há necessidade de constante renovação dessas células circulantes no sangue periférico.
Essa renovação celular é feita através da hematopoese, ou seja, produção de células hematológicas que, na vida adulta, ocorre na medula óssea. A produção hematopoética diária em um adulto normal está em torno de 1013 células, das quais 200 bilhões de hemácias e 70 bilhões de neutrófilos.
Durante a vida fetal, outros órgãos são responsáveis pela formação das células do sangue. O primeiro local onde se encontra formação de células hematológicas é o saco vitelínico. A partir do primeiro mês de vida intra- uterina, começa a haver hematopoese no fígado, principal local de formação de células do sangue no período fetal.
O baço também fabrica células do sangue nesse período. A partir do quarto mês intra-uterino, começa a haver hematopoese na medula óssea, cuja produção vai aumentando à medida que a produção hepática dimi- nui.
No nascimento, a medula óssea é o principal local de formação de células hematológicas e assim se man- tém durante toda a vida do indivíduo. É importante lembrar que, sob condições patológicas, os órgãos que tive- ram função hematopoética na vida intra-uterina podem voltar a ter essa função.
Células hematopoéticas
As células hematológicas tem todas uma origem comum, ou seja, derivam de uma única célula-mãe, totipotente, chamada célula tronco hematopoética ou “stem cell”. Essas “stem cells” têm como característica principal a capacidade de auto-renovação e a

Relacionados