Aula inaugural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo aula inaugural

O ministério dos transpores tem a missão de capacitar a infraestrutura viária para o atendimento das necessidades de transporte no país, levando em consideração odesenvolvimento deste. Para tanto ele visa a diminuição das desigualdades entre as regiões, viabilizando áreas de produção através de adequado transporte, sendo este ais seguro e integrado possível. O ministérioparticipa do planejamento estratégico definindo prioridades de investimentos. Entre os programas desenvolvidos estão: recuperação de rodovias, construção de novas vias, integração entre tipos detransportes, manutenção de hidrovias e construções de eclusas.
Modelos são utilizados para a análise de sistemas reais, sendo necessários para prever impactos de alterações no sistema, possíveisalternativas para modificações no sistema real e estudar situações pouco prováveis ou não existentes. Assim eles são construídos como uma representação do sistema real, do qual se supõe seu funcionamento, edos modelos se obtêm informações representativas da realidade. Por exemplo, em um simulador de tráfego o sistema e representado através de nós (cruzamentos) e tramos (trechos entre cruzamentos), sendoutilizado o modelo de “car-following” e através de instrumentos matemáticos são obtidos resultados representativos da realidade. Para a construção de modelos são necessários dados confiáveis obtidosalgumas vezes em campo. Dados confiáveis geram resultados aceitáveis.
Uma importante ferramenta disponível para analisar as regiões quanto sua necessidade de transporte é o Sistemas de InformaçãoGeográfica (GIS), pois através de sua sobreposição de camadas é possível visualizar tendências e necessidades da produção das regiões e assim fazer um planejamento adequdo para atender a demanda destaspor transportes.
O PLNT, Plano Nacional de Logística e transporte, tem como objetivo formalizar instrumentos de modo a dar suporte ao planejamento de intervenções na infraestrutura e organização de...
tracking img