Aula Escriturao 131018192219 Phpapp02

1451 palavras 6 páginas
ESCRITURAÇÃO

1 – CONCEITO

“ É uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa, etc.) TODOS os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no PATRIMÔNIO.” (OSNI M.R., 2006, p. 95).

Como escriturar esses acontecimentos?

2 – LIVROS UTILIZADOS NA ESCRITURAÇÃO

Dos vários livros usados pelas empresas, vamos mencionar os utilizados para a contabilização dos Fatos e Atos Administrativos.

Os principais Livros utilizados pela Contabilidade são:

LIVRO DIÁRIO LIVRO RAZÃO LIVRO CAIXA

2.1 – LIVRO DIÁRIO

Este é um Livro OBRIGATÓRIO exigido pela Legislação do Brasil. Neste Livro são lançados TODOS os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no Patrimônio.

A Lei exige que os Livros Diários tenham algumas formalidades, que são:
Formalidades Extrínsecas  Conhecidas também, como formalidades externas, ou seja, o Livro Diário deverá ser encadernado com folhas numeradas seguidamente. Deve conter, também, os Termos de Abertura e de Encerramento e ser submetido à autenticação no órgão competente do Registro do comércio, ou quando se tratar de empresa civil, no registro civil de pessoas jurídicas ou no cartório de registro de títulos e documentos.

Formalidades Intrínsecas  Conhecidas também, como formalidades internas, ou seja, no Diário, deverá ser escriturado em idioma e moeda nacional, com individualização e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.

O livro Diário pode ser escriturado por processo manual, mecanizado ou por processamento eletrônico de dados (computador). Esse último é o meio mais utilizado atualmente.

2.2 LIVRO RAZÃO

Este é um livro de grande utilidade para a Contabilidade, porque nele se registra o movimento individualizado de todas as Contas. A utilização deste livro, também é obrigatória, de acordo com nossa legislação vigente.

2.3 LIVRO CAIXA

Este

Relacionados