Aula detalhada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula detalhada
Conteúdo: Introdução do átomo do carbono.
Objetivos: Reconhecer as principais características do átomo do carbono bem como, sua fórmula estrutural e tipos de cadeias.
Expectativasde aprendizagem: Identificar o átomo do carbono como possuidor de quatro valências. Construir as fórmulas estruturais e eletrônicas das cadeias carbônicas. Classificar os átomos de carbono de acordocom o tipo de ligação, posição do átomo na cadeia.
Resumo teórico: o carbono é a base da química orgânica. Os átomos desse elemento químico, localizado no grupo 14 da tabela periódica, apresentamquatro elétrons no nível mais externo das camadas eletrônicas. Essa característica faz dele o átomo ideal para ligações covalentes de diferentes tipos. Para adquirir estabilidade, ele compartilha seuseletros de valência, ao mesmo tempo em que compartilha outros quatros elétrons de outros átomos, formando quatro pares de elétrons compartilhados com ligações covalentes.
Essas propriedades dos átomosde carbono foram de certa forma previstas Friedrich August kekulé que ficaram conhecidos como postulados de Kekulé, indicando em síntese as propriedades do átomo de carbono:
*Os átomos de carbonossão tetravalentes;
*Podem formar duas ou três ligações com um mesmo átomo de carbono;
*Podem se ligar a outro átomos como: Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e família 7ª;*Apresentam a capacidade de unir se formando cadeias.
Atividades:
1. Explique qual característica torna o carbono responsável pela existência de inúmeras substâncias diferentes.H

2. (UFC-CE) Na estruturaH2C....(1)....C.....(2)....C...(3)...CH2

NH2
As ligações representadas pelos...
tracking img