aula de labotratório

900 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ALTERAÇÃO DOS NIVEIS GLICÊMICO

INTRODUÇÃO

Para melhor entendimento sobre o experimento é necessário saber que a insulina é o hormônio que conduz a glicose do sangue para dentro das células. Esse hormônio é produzido pelo pâncreas, onde ocorre o início do controle glicêmico, é uma glândula mista ( tanto endócrina quanto exócrina ). Em linhas gerais, quem obtém muito açúcar da alimentação desenvolve resistência a insulina. E é justamente a insulina a responsável por empurrar a glicose para dentro das células para que seja usada, ali, como fonte de energia. Porém, quando esse processo não acontece como deveria, a glicose passa a se acumular no sangue e seu excesso é eliminado pelos rins, através da urina, antes que o organismo consiga utilizar a substância como um importante combustível para suas atividades. Entende-se por Glicemia a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. As mediações desde parâmetro são importantes na detecção e prevenção da hiperglicemia ( níveis excessivos de açúcar no sangue) e da hipoglicemia ( níveis de açucares no sangue abaixo do normal).
Por isso mesmo, o desequilíbrio nos níveis de glicose pode comprometer o funcionamento dos rins, além de acarretar outras consequências sérias, como problemas de visão e de coração, incluindo o infarto.
O glucagon é um hormônio produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans que são definidas como a porção endócrina que provoca um aumento da glicemia. Esses dois hormônios possuem efeitos antagônicos, ou seja, atividade fisiológica inversa. Enquanto a insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio.
Um exemplo da necessidade desses testes glicemia

Relacionados