Aula de Hemoterapia Esai I 1

1713 palavras 7 páginas
Universidade Federal Fluminense
Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Departamento de Enfermagem Médico - Cirúrgica
Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I
Professores: Fátima Helena, Patrícia Claro, Sabrina Ayd, Dalmo Machado; Mauro Leonardo, Luiz dos Santos
Monitora: Thereza Terra

Assistência de Enfermagem aos clientes em Hemoterapia.
Considerações iniciais: A terapêutica transfusional consiste na administração de sangue total, seus componentes ou derivados para o restabelecimento do volume sanguíneo circulante ou reposição de componentes específicos.
PS: Componentes são aqueles provenientes do sangue total através de procedimentos físicos (centrifugação, congelamento: Ex: Concentrado de hemácias.). Os derivados são oriundos do processamento do plasma: Ex: Albumina, gamaglobulinas, fatores de coagulação. O fracionamento do sangue em componentes específicos tem substituído com vantagens a transfusão de sangue total, já que um mesmo receptor pode receber maiores quantidades de um determinado componente; beneficia um número maior de pacientes que necessitam de frações específicas do sangue e permite uma maior conservação do estoque sanguíneo.
O sangue fracionado pode originar:
Concentrado de hemácias; concentrado de granulócitos; concentrado de plaquetas plasma; crioprecipitado; fator VIII liofilizado; fator IX liofilizado; albumina; antitrombina III.
Sangue, componentes e derivados:
Sangue total: A unidade de sangue tem aproximadamente 500 ml e possui todos os seus componentes, alguns inativos. Deve ser armazenado à temperatura de 2 a 4°C e sua validade é de 21 a 45 dias (depende do anticoagulante). Indicado na restauração de volume sanguíneo quando há perda superior a 30% de volemia
Concentrado de hemácias: Retirada de 80% do plasma; contém plaquetas e leucócitos não funcionantes. Indicado na restauração da capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue, perda sanguínea cirúrgica, anemia severa, aumento da quantidade de eritrócitos. A validade e a

Relacionados

  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas