Aula de excel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXCEL – FUNÇÕES PROCV E SOMASE OBJETIVOS DA AULA: Demonstrar a utilização das funções PROCV e SOMASE do Microsoft Excel para busca e soma de valores em uma planilha. Apresentar os procedimentos para a criação de uma tabela fazendo uso das funções PROCV e SOMASE. MATERIAL: O material usado nessa aula foi desenvolvido com base no artigo da revista “INFO EXAME/OUTUBRO 2006” e do site “BLOG ANDOFFICE” - http://blogandoffice.wordpress.com e encontra-se disponível para acesso e download no site: www.adrianovirgilio.com/excel.html e www.adrianovirgilio.com/download/aula_de_excel.pdf DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO: As funções sãos os meios utilizados no Excel para buscar e testar valores e verificar se esses valores atendem às condições definidas pelo usuário. A função é uma fórmula predefinida comargumentos e seu uso é indicado para reduzir fórmulas longas e complexas, a fim de potencializar a manipulação de dados.

DEFINIÇÃO DA FUNÇÃO PROCV (VLOOKUP) A função PROCV procura por um valor num intervalo de células (uma matriz). Uma vez encontrada a linha com a faixa de valores correpondente, uma das suas células (indicada por um índice) é retornada. Seu funcionamento é similar a procurar por umvalor numa tabela usando uma coluna como índice de pesquisa e as demais como dados desejados.

Funções PROCV e SOMASE

1

A função PROCV (Função de procura) é usada quando os dados são listados em colunas e precisamos localizar um valor específico em uma tabela, ou seja, esta função permite a “extração” de um valor de uma tabela com base num valor de pesquisa fornecido pelo usuário. Ele podebuscar esse valor na mesma planilha ou até mesmo em planilhas diferentes. Ela busca um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela. A sintaxe da função:
=PROCV (valor_procurado; matriz_tabela; número_indice_coluna; procura_intervalo).

valor_procurado

É o valor a ser procurado na primeira coluna da tabela. Pode serum número, uma referência ou um texto.

matriz_tabela

É a tabela onde os dados são pesquisados.

núm_indice_coluna É o número da coluna de onde o valor corresponde é extraído. procura_intervalo É um valor lógico que indica se a pesquisa deve ser exata ou por aproximação. Ou seja, se o parâmetro for omitido a função localiza um valor aproximado. Caso o parâmetro seja falso (valor 0) a funçãolocaliza a valor exato. De início parece complicado, mas quando desenvolvendo um exemplo fica mais fácil entender a funcionalidade e as muitas possibilidades que a função PROCV oferece. APLICAÇÃO PRÁTICA: Com a função PROCV vamos preencher a coluna preços com os valores existentes na planilha de preços: Onde:
• • •

valor_procurado – é o valor que você deseja encontrar na outra tabela(PRODUTO) matriz_tabela – é a tabela na qual constam os valores que você deseja obter (PLANILHA DE PREÇOS) núm_índice_coluna – Na matriz_tabela é o número da coluna que contem os valores (Na planilha de Preços os valores estão na coluna 2, logo, o num_índice será 2)

Funções PROCV e SOMASE

2



procurar_intervalo – Pode ser Verdadeiro ou Falso. Dependerá da tabela matriz. Em nosso exemplo, elaestá em ordem alfabética e utilizaremos o VERDADEIRO.

Passo a Passo:
1 – Na célula C3 digitaremos a função. 2 – O valor procurado será a célula A3 que contém a descrição do produto. Basta clicar sobre a célula. Repare que neste momento, Matriz_tabela está em negrito (Próximo passo) e que o ponto e vírgula aparecem automaticamente. 3 – Selecione toda a tabela de preços
• •

Depois deselecionada a área, clique com o mouse em A11 e pressione F4, depois faça o mesmo com o B15. Isso será importante, pois esta formula será copiada para as células abaixo e não perderemos a referencia da tabela Matriz.

4 – Posicione o cursor após A11:B15 e digite ponto e vírgula. Depois disso, digite 2 e novamente ponto e vírgula. Perceba que apareceu uma lista de opções: VERDADEIRO ou FALSO. Escolha...
tracking img