Aula de CURA DO CONCRETO unipe mod

1103 palavras 5 páginas
Materiais de Construção Civil
(Concreto - Cura)

A Cura do Concreto

CURSO: Engenharia Civil
Professor: SÁVIO DO Ó

Preparo e uso do Concreto
O preparo do concreto é uma série de operações executadas de modo obter um produto endurecido com propriedades especificas detalhadas em um projeto.
 Dosagem
 Mistura
 Transporte Externo
 Transporte Interno

O que é Cura do Concreto?
Cura é a denominação dada aos procedimentos a que se recorre para promover a eficiente hidratação do cimento, evitar o diferencial de temperatura inerente ao processo e o controle da perda de umidade.

 Lançamento
 Adensamento
 Cura

1

Qual o Objetivo da Cura do
Concreto?
O objetivo da cura é manter o concreto o mais saturado, possível até que os espaços da pasta de cimento fresca, inicialmente preenchida com água, tenham sido preenchidos pelos produtos da hidratação do cimento diminuindo/evitando a geração de tensões superiores a capacidade de suporte do concreto em idades iniciais

Importância da Cura do
Concreto
 A hidratação do cimento no interior do concreto é um

processo que ocorre de maneira contínua. Ela se inicia com o lançamento da água e continua, de maneira gradual, até mesmo após o endurecimento do concreto. A presença constante de água nas primeiras idades é fundamental. Por este motivo, a cura deve ser iniciada logo após o endurecimento inicial do concreto.

Métodos de Cura

Conseqüências da má Cura
 A cura feita de maneira displicente

possibilita a retração plástica do concreto. 

O efeito de uma cura inadequada sobre a resistência é maior com relações água/cimento elevadas, e também em concretos com menor velocidade de evolução da resistência. Existem duas grandes categorias de métodos de cura:


Cura por Molhagem: Consiste em embeber o concreto em água.



Cura por Membrana: Objetiva impedir a perda de água pela superfície do concreto, sem a possibilidade de ingresso de água do exterior para o concreto. 2

Métodos de Cura

Métodos de Cura

Exemplos de cura

Relacionados

  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas