Aula de consumo e resíduos sólodos

655 palavras 3 páginas
Uma aula interdisciplinar e contextualizada,
Uma
nas áreas de Ciências da Natureza,
Matemática, Ciências Humanas e suas
Tecnologias

Para
Para o início desta aula se mostrado um um vídeo sobre a História das Coisas

A Física no consumo
Física
A Física ela está presente em todas as situações, pois todas elas mostram que está havendo um movimento nas transições, e o mais importante a energia consumida nos processos.
E não podemos esquecer, que quando está acontecendo os movimentos está havendo um consumo de energia, não só energia na produção, como no desgaste físico das pessoas que participam destes processos.

Na extração
Quando o homem está interagindo com a natureza de uma forma harmoniosa, o homem está liberando energia, que foi absorvida através das alimentações. E as natureza, quando realiza a fotossíntese.
Mas da maneira como foi visto no vídeo e o que nós mesmos constatamos no nosso dia-a-dia, a interação não é harmoniosa, então alem das trocas de energia homem e natureza, está acontecendo o consumo de energia na hora da extração, como na utilização de máquinas que consomem combustível fóssil, para seu funcionamento. Na produção
É neste estágio onde se percebe o maior consumo de energia, pois todas as industrias precisam de energia para seu funcionamento.
Tem itens de consumo que necessitam de muita energia para a sua produção, como no caso do aço. E a produção de energia para alimentação destas industrias, se dão de várias maneiras, podem ser por hidrelétricas, termoelétricas e eólicas.
As termoelétricas, na maioria dos casos são poluentes.

No consumo
Os equipamentos de consumo, na maioria dos casos de funcionamento utilizam a energia, seja ela elétrica, luminosa ou química.
O consumo de energia implica em muitos casos que devemos pensar:
Consumir de uma maneira racional;
Como é produzida esta energia;
O valor financeiro deste consumo de energia;
Verificar se a energia que chega as suas casas

Relacionados