Aula de campo na chapada diamantina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz
Curso de Licenciatura em Biologia Modalidade EAD
Aluna Elenildes dos Anjos Santos
Aula de campo – Viagem à Chapada Diamantina :em Novembro de 2012

Visitaçãoà Mata Atlântica
O clima do Brasil na região da Mata Atlântica está inserido na faixa de transição entre o clima tropical e subtropical. Isso é devido à proximidade do oceano.No entanto conformepodemos observar, a dinâmica atmosférica regional, e os traços de relevo contribuem para tornar o clima local predominantemente quente e úmido, caracterizado por temperaturas altas, nebulosidade no altodas montanhas e umidade elevada.Ao chegarmos no local,chovia um pouco e sobre esse aspecto compreendemos que a distribuição das chuvas nesta parte do Brasil é bastante irregular, mas de um modo geral,o periodo mais frío e seco vai de maio a agosto (inverno) e o mais quente e chuvoso, de novembro a março (verão)
A mata Atlântica é um tipo de vegetação brasileira, também denominada de florestalatifoliada tropical. Em sua fase original era a segunda maior floresta tropical do Brasil e uma das mais ricas em biodiversidade do mundo. Biodiversidade essa que responde por 10 mil espécies de plantas,dessas 76 são palmeiras, 131 espécies de mamíferos, 214 de aves, 23 de marsupiais, 57 de roedores, 183 de anfíbios, 143 de répteis e 21 de primatas.Observamos a ocorrência de muitas palmeirasárvores de médio porte,pois a área visitada corresponde a uma vegetação secundária.

Caatinga
Fomos privilegiados, nessa aula pois encontramos a caatinga,num bom estado de renovação da folhagem vegetativae isso nos permitiu verificar o que já sabíamos mediante nossos estudos , que o clima da Caatinga é semi - árido quente com uma estação seca extensa de até oito meses. Este clima particular dentrodos trópicos (normalmente úmidos) é devido a influência de massas de ar continentais equatoriais secas e a presença de centros de alta pressão, formados no Atlântico, que durante o inverno invadem...
tracking img