Aula cronometrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Aula cronometrada” é uma polêmica matéria assinada por Roberta de Abreu Lima (Veja / edição 2170 / 13 de junho de 2010; link abaixo) sobre como os cronômetros podem ajudar a compreender as causas dapropalada ineficácia na sala de aula em escolas públicas brasileiras.

“Aula cronometrada” é uma polêmica matéria assinada por Roberta de Abreu Lima (Veja / edição 2170 / 13 de junho de 2010; linkabaixo) sobre como os cronômetros podem ajudar a compreender as causas da propalada ineficácia na sala de aula em escolas públicas brasileiras.

A presença de especialistas, com um suposto rigorosométodo científico, munidos de cronômetros, sentados ao fundo da sala, foi rotulada pelo sindicato dos professores pernambucanos como prática de "patrulhamento" e "repressão". Segundo a autora damatéria, essa postura do sindicato mostra uma manifestação de flagrante corporativismo.

De qualquer modo, esses especialistas, além da observação tradicional, cronometram como o tempo de aula éutilizado. Com um universo de 400 escolas visitadas até o momento, nos Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, um fato óbvio agora assume ares de ciência: as aulas são monótonas e o uso do quadroé a principal técnica de ensino, o que leva à indisciplina e à desatenção por parte dos alunos. Sugere-se também que os professores gastam tempo demais com temas irrelevantes e não se mostram capazesde atrair o interesse de alunos rodeados por demandas e desejos da chamada era digital.

Esses profissionais cronometradores são treinados pelo Banco Mundial e podem ser mais uma arma, mesmo quepolêmica, para fazer com que o Brasil saia do ciclo vicioso do ensino precário/aprendizagem ineficaz. Só o tempo dirá se tal método cientificista e positivista poderá seduzir professores e educadores emgeral, em nome de um ensino mais reflexivo e condizente com a contemporaneidade. Por ora, fiquemos com a resposta negativa aos cronômetros por parte da professora Vanessa Storrer, da rede...
tracking img