Aula comandos eletricos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comandos Elétricos
Prof. Carlos T. Matsumi

Comandos Elétricos
 ACIONAMENTO CONVENCIONAL – Conhecido como partidas convencionais de motores, utilizam –se de dispositivos eletromecânicos para o acionamento (partida) do motor (ex. contatores eletromecânico, interruptores mecânicos, etc.).  ACIONAMENTO ELETRÔNICO – conhecidos como partidas eletrônicas de motores, utilizam – se de dispositivoseletrônicos que realizam o acionamento do motor (ex. softstarters , inversores de freqüência, etc.).

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prof. Carlos T. Matsumi

2

Comandos Elétricos
1. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO PARA MOTORES: 1.1 – Fusíveis; 1.2 - Relé Térmico; 1.3 – Disjuntores Motores. 2. DISPOSITIVOS DE COMANDO, SINALIZAÇÃO E AUXILIARES: 2.1 – Botoeiras e Chaves Manuais; 2.2 – Contatores; 2.3 –Relés Temporizadores; 2.4 – Relés Protetores; 2.5 – Sinalizadores Visuais e Sonoros .

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prof. Carlos T. Matsumi

3

Comandos Elétricos
3. MOTORES DE INDUÇÃO: 3.1 – Motores Monofásicos; 3.2 – Motores Trifásicos. 4. SOFT-STARTER 5. INVERSOR DE FREQUÊNCIA

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prof. Carlos T. Matsumi

4

Dispositivos de Proteção
Os dispositivos de proteçãotem como finalidade a proteção de equipamentos, circuitos eletroeletrônicos , máquinas e instalações elétricas, contra alterações da tensão de alimentação e intensidade da corrente elétrica.  Fusíveis – São dispositivos cuja principal característica é a proteção contra curto-circuito (aumento brusco da intensidade da corrente elétricas ocasionada por falha no sistema de energia ou operaçãomáquina/operador).  Relé – são dispositivos projetado com a característica de proteger os equipamentos contra a sobrecarga (aumento da intensidade da corrente elétrica de forma gradual).

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prof. Carlos T. Matsumi

5

Dispositivos de Proteção
 Disjuntores Motores – São dispositivos que realizam a proteção contra curto-circuito e sobrecarga (proteção térmica e magnética).Possuem knob para o ajuste da proteção da intensidade de corrente (ajuste da proteção térmica).

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prof. Carlos T. Matsumi

6

Fusíveis
 Conforme as Normas DIN 57636 E VDE 0636 são componentes cuja a função principal é a proteção dos equipamentos e fiação (barramentos) contra curto-circuito, atuando também como limitadores das correntes de curto-circuito. ClasseFuncional dos Fusíveis - A IEC utiliza a montagem com 2 letras, sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa de Interrupção" , ou seja, que tipo de sobrecorrente o fusível irá atuar, que são elas: • g Atuação para sobrecarga e curto, fusíveis de capacidade de interrupção em toda faixa; • a Atuação apenas para curto-circuito, fusíveis de capacidade de interrupção em faixa parcial.



INSTALAÇÕESELÉTRICAS

Prof. Carlos T. Matsumi

7

Fusíveis
 A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas: • • • • • L/G M R B Tr Cabos e Linhas/Proteção de uso geral Equipamentos de manobra Semicondutores Instalações de minas Transformadores

 Principais fusíveis utilizados no mercado: • gL/gG- Fusível para proteçãode cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto) • aM - Fusível para proteção de motores • aR -Fusível para proteção de semicondutores
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Prof. Carlos T. Matsumi

8

Fusíveis
 Classificação dos Fusíveis quanto a velocidade de atuação: • Ultra – Rápidos (Ultra-Fast acting) Utilizados para a proteção de circuitos eletroeletrônicos, principalmente para a proteção decomponentes semicondutores onde pequenas variações de corrente em curtíssimo espaço de tempo fazem o fusível atuar. • Rápidos (fast acting) Também utilizados para a proteção de circuitos com semicondutores e sua atuação é rápida suficiente para limitar o aumento da corrente num curto intervalo de tempo. • Normal (normal acting) A atuação do fusível é mediana, tem como objetivo de proteção de...
tracking img