Aula 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA AULA 4
1-E
2-D
3-a)Uma família não é só um conjunto de relações, principalmente um conjunto de papéis definidos socialmente. A organização familiar depende do que a sociedade, atravésde seus usos e costumes, espera de um pai, uma mãe, dos filhos e de todos seus membros. A sociedade formada por relações antagônicas, composta por classes amplamente diferenciadas, é resultado deintensas transformações histórico-sociais que afetaram intimamente as instituições, dentre elas a família, bem como os sujeitos envolvidos, dependentes dela.
b). Quando se analisa historicamente osaspectos familiares de uma sociedade, torna-se imprescindível que se leve em consideração, pontos como a etnia, temporalidade, grupos sociais, gênero, contextos econômicos regionais, a fim de equiparar osujeito ao seu tempo e espaço. Seja esta família de que camada for ou em que tempo ou espaço se encontrar. A família não é o único canal pelo qual se pode tratar a questão da socialização, mas é, semdúvida, um âmbito privilegiado. Entretanto, quando se problematiza a relação escola-família, o que se observa é uma fragilidade que a cerca, além do surgimento de questionamentos a respeito doassunto. Partindo deste pressuposto, compreende-se a escola como uma das instituições que contribuem para o processo de socialização necessário ao indivíduo, sujeito social, na busca da igualdade, valorizadasuas diferenças, nas relações sociais. Sendo observada como uma instituição única.
4-A família constitui uma das mediações entre o homem e a sociedade. Sob este prisma, a família não só interiorizaaspectos ideológicos dominantes na sociedade, como projeta, ainda, em outros grupos os modelos de relação criados e recriados dentro do próprio grupo. A família é espaço sociocultural cotidiano ehistórico no processo de socialização, se relaciona com as instituições de ensino, tornando-se berço de atitudes, bem como de mudanças, ou estagnação, da realidade na qual a sociedade a insere, pois é...
tracking img