Aula 4 Artigo Educ Perman Contin Servico

2161 palavras 9 páginas
EDUCAÇÃO EM SERVIÇO, EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO
PERMANENTE
EM
SAÚDE:
SINÔNIMOS
OU
DIFERENTES
CONCEPÇÕES?
Beatriz Francisco Farah
E-mail:biafarah@nates.ufjf.br
A questão da educação para profissionais de saúde vem evoluindo ao longo do tempo, se modificando e sendo acrescida de informações de acordo com o momento sócio-econômico-político vivenciado no país. Essa evolução resultou em conceitos diversos, que são utilizados, em determinados momentos, como sinônimos e, em outros, como concepções diferentes: educação em serviço, educação continuada e educação permanente.
A necessidade de se organizar processos educativos para os profissionais de saúde sempre esteve presente no contexto dos serviços de saúde pública, dada a necessidade de se adequar esses profissionais para atuarem nesses serviços, visto que a formação desses era baseada em currículos predominantemente voltados para o modelo biomédico, hospitalocêntrico, centrado na doença, em detrimento da promoção da saúde e prevenção das doenças.
Fazendo uma retrospectiva sobre a educação dos profissionais de saúde, constata-se que a preocupação de se fazer processos educativos para os recursos humanos vem sendo referendada desde a III Conferência Nacional de Saúde – 1963, propondo essa atividade como forma de evitar o desajustamento técnico em relação aos recursos do meio e de evitar a fuga do técnico do local de trabalho.
Nas Conferências Nacionais de Saúde subseqüentes, incluindo a I e II
Conferências Nacionais de Recursos Humanos para a Saúde (1986 e 1993), registrouse a necessidade de educação continuada para os profissionais de saúde em serviços, que, gradativamente, foi se tornando imprescindível, como forma de tornar os recursos humanos capazes de compreenderem as necessidades dos serviços e os problemas de saúde da população.
Os planejadores e estudiosos da saúde tinham clareza, desde aquela época, que a conjuntura de formação profissional não estava orientada para a solução dos problemas de saúde do país,

Relacionados

  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas