Aula 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
. Resumo
Caro estudante,
Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:
* O acesso ao AVA representa 100% da frequência total da disciplina;
* Cada tema de aula acessado valida uma quantidade de presenças,conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Freqüência que fica disponível no ícone Orientações.
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.
Você tem alguns recursos a sua disposição:
* Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".
* Ao terminar aleitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
Preparado para iniciar suas leituras?
Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.
Aula-tema 03: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional
Conforme começamos a estudar na aula tema anterior, a criação do conhecimento está na interação entre conhecimentos tácito e explícito. Lembramos que o conhecimento tácito é pessoal,ligado ao contexto, à experiência do indivíduo e suas crenças. Lidar com o conhecimento tácito é um grande desafio. Imagine um bom funcionário prestes a se aposentar. É possível que o conhecimento acumulado ao longo de uma vida na empresa se perca quando de seu afastamento. Essa é uma das tônicas da Gestão do Conhecimento: reter o conhecimento de funcionários que se afastam ou se aposentam.
Osrepresentantes de companhias, que lidam com informação, falam em seus discursos que seus funcionários são o seu maior ativo. A maior riqueza das organizações está no conhecimento tácito, traduzido em idéias, julgamentos, talentos individuais e coletivos, relacionamentos, perspectivas e conceitos, armazenado na mente das pessoas ou inserido em produtos, serviços e sistemas. A seguir são descritos osprocessos que compõem o modelo de criação de conhecimento SECI ou espiral do conhecimento, proposto por Nonaka e Takeushi, autores de nosso livro texto.
S - Socialização: Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Tácito
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Umindivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática. Socialização está associada a aprender pelo exemplo e a aprender fazendo. O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem experiênciacompartilhada é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio do outro indivíduo. A mera transferência de informações muitas vezes fará pouco sentido se estiver desligada das emoções associadas e dos contextos específicos nos quais as experiências compartilhadas estão embutidas. Vimos na aula tema anterior como o engenheiro compreendeu o método de sovar pão do mestre padeiro(tinha que torcer a massa, não bastava esticar). Outro exemplo que podemos citar é o desenvolvimento de periféricos de computador para deficientes físicos. Muitas vezes impedidos de se comunicar, o projetista deve observar atentamente a forma como o deficiente utiliza teclados e mouse e assim começar a desenvolver seu protótipo de mouse ou teclado adaptado (lembrar, porém, que ao redigir ou desenharo projeto, já estará em outra forma de conversão de conhecimento, a externalização).
E - Externalização: Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Explícito
A externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos. Pode ser definido também como um processo de criação do conceito, na medida em que o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de...
tracking img