Aula 2 - leitura complementar capital terceiro e próprio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administrando a empresa através dos números da Contabilidade

(Prof. Marcelo S. Grubba)

A Contabilidade é a linguagem utilizada para falar dos negócios de uma empresa, existindo assimvários termos que representam o que a empresa tem, o que ela deve, quanto ganhou e quanto gastou. Conhecer esses termos e o que eles significam nos permite entender e participar das conversas no mundoempresarial, assim, todo administrador deve conhecer essa linguagem que será utilizada no seu dia-a-dia.
Para administrar uma empresa precisamos conhecer os seus números (patrimônio, receitas,custos e despesas), saber interpretá-los e analisá-los, permitindo assim o processo de administração que consiste no planejamento, organização, liderança e controle.
Todo negócio gera números quecoletados e processados pela Contabilidade são utilizados na elaboração de diversos relatórios destinados aos usuários. Esses números podem ser de duas naturezas, podem ser previsões, como por exemploos orçamentos ou podem ser números que apresentem o realizado, ou seja, são o reflexo das atividades que foram desenvolvidas na empresa, mostrando o que aconteceu e a sua situação atual.
Amaneira como esses números são transformados em informações de qualidade (confiáveis, apresentadas no tempo certo, compreensíveis e comparáveis), aliados a capacidade de análises criteriosas pelosadministradores é que determinarão o sucesso dos negócios pelo maior número de acerto nas decisões tomadas.
Estamos na era da informação, o fato dela estar disponível não significa que fazemos o usoadequado buscando com isso maior competitividade no mercado.


Para refletir:


Sabemos quais informações são importantes na administração de uma empresa?
Sabemos analisá-las?Conseguimos tomar decisões com a ajuda dessas informações?


Para que os administradores e outros usuários interessados nas informações das empresas possam fazer suas análises...
tracking img