Aula 1 A 15 REVISAO GERAL BEHAVIORISMO CONCEITOS

3050 palavras 13 páginas
Aula 1- BEHAVIORISMO- CONCEITOS

☞Referencial histórico do behaviorismo. A ruptura entre a Psicologia e a
Filosofia. A objetividade da pesquisa científica. A Psicologia como Ciência do Comportamento. A influência da Teoria da Evolução da Espécie de
Darwin. O surgimento da Psicologia Comparativa – representantes principais. O Behaviorismo e a noção de livre-arbítrio. ☞ Teoria da Evolução das Espécies - Mesmo sendo diferentes entre si, as espécies também se assemelham umas às outras, à medida que compartilham a mesma história evolutiva.
☞ Psicologia Comparativa –. Surgiu da idéia de fazer comparações entre as espécies a fim de conhecer melhor o comportamento de nossa própria.
☞ Comportamento – O termo comportamento evidencia-se pelo comportamento observável e mensurável, definido de maneira clara e precisa, que será o objeto do estudo Objetividade científica – Considerada fundamental para a transformação da Psicologia em uma verdadeira ciência. ☞ Livre-arbítrio – Noção desafiada pelo Behaviorismo. Refere-se à capacidade de escolha, ou seja, considera que são as próprias pessoas que causam o seu comportamento. Livre-arbítrio –

Aula: 2 - Behaviorismo Radical e Metodológico



• • •

Realismo – Representa a idéia de que há um mundo real fora do sujeito que dá origem a nossas experiências. Sua existência fora do sujeito torna-o objetivo – isto é, independente de nossas concepções, o universo permanece exatamente como é.
Para o realista nossa aproximação da verdade é lenta e incerta porque não podemos estudar o mundo objetivo diretamente.
Pragmatismo - A noção fundamental do pragmatismo é de que a força da investigação científica reside não tanto na descoberta da verdade sobre a maneira como o universo objetivo funciona, mas no que ela nos permite fazer.
Behaviorismo Metodológico: Não nega a existência da mente, mas nega-lhe o status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade.
Behaviorismo Radical: Por negar radicalmente a

Relacionados