aula 1 ROCHAS MINERAIS GEOLOGIA QU M hellip

2600 palavras 11 páginas
ROCHAS / MINERAIS /GEOLOGIA / QUÍMICA aula 1 - 2015

I - INTRODUÇÃO

Por que o estudo de Mineralogia para futuros Químicos?

A matéria prima para obtenção dos elementos químicos é o próprio Universo, no caso o planeta TERRA através de seus minerais, rochas e outros materiais naturais que não se encaixam nessas definições.

Minerais, rochas e outros materiais naturais são a matéria prima para a indústria química.

Minerais, rochas e outros materiais naturais são objeto de estudo da Geologia.

A origem dos elementos químicos encontra-se na própria formação do Universo.

O artigo Nucleossíntese dos elementos e astrofísica nuclear * trata detalhadamente sobre o assunto. Inicia-se com o seguinte texto:

"Nós somos feitos de poeira estelar." Essa foi uma frase dita por Carl Segan alguns anos atrás em um dos episódios da série Cosmos. O que essa frase quer dizer é que, com exceção de alguns poucos elementos leves como hidrogênio, hélio e lítio, praticamente todos os elementos presentes atualmente na Terra se originaram nas estrelas. A matéria no universo de hoje, em termos de abundância relativa, é 73% de hidrogênio, 25% de hélio, 1% de oxigênio, e todos os outros elementos juntos correspondem a apenas 1%. Por outro lado, no corpo humano há 61% de oxigênio, 23% de carbono, 10% de hidrogênio, 2,5% de nitrogênio, 1,4% de cálcio, 1,1% de fósforo, e o restante, 0,9%, corresponde a outros elementos inclusive o ouro (que não vem do dentista) numa proporção de 0,000001%. Assim, com exceção do hidrogênio (que se formou poucos minutos após o big-bang), o ser humano é de fato feito de poeira estelar.

A formação dos elementos leves no universo primordial e dos elementos mais pesados no meio intergalático e nas estrelas ocorreu através de reações nucleares. Podemos dizer que são as reações nucleares as responsáveis pela produção de energia e síntese dos elementos nos vários entes astrofísicos.

*GUIMARAES, Valdir e HUSSEIN, Mahir S. Nucleossíntese dos elementos e astrofísica

Relacionados