Aula 1 Intro Tecnica Dietetica

1327 palavras 6 páginas
FACULDADE SÃO LUCAS
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA:
Introdução às Técnicas Dietéticas 
PERÍODO:

TURNO:
Noturno
TURMA:

PROFESSORA:
Êmili Lima Amaro
INTRODUÇÃO ÁS TÉCNICAS DIETÉTICAS

Introdução à Técnica dietética

Técnica dietética = estuda os procedimentos a que são submetidos os alimentos, visando manter/preservar as características nutricionais dos alimentos, com o objetivo final para consumo.

Objetivos principais da Técnica Dietética

1. Nutricional: Aplicar os conhecimentos científicos, adotando métodos mais exatos, seguros e econômicos para preservar os nutrientes dos alimentos. Adequar a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiopatológicas dos indivíduos.

2. Higiênico: Garantir que os alimentos a serem utilizados sejam adquiridos de fonte segura e que apresentem boas condições higiênicas visando também prevenir a ação de fatores externos sobre a qualidade nutricional dos alimentos, evitando que estes sejam veículos de agentes contaminantes.

3. Digestivo: Transformar os alimentos por meio de processos culinários, facilitando a digestão. (Ex.: retirar as partes não comestíveis de uma fruta; preparar uma papinha de frutas para bebês).

4. Sensorial: Apresentar o alimento para o consumo final de maneira que este desperte todos os sentidos, não somente o paladar, mas também pelo aroma, visualização, consistência - itens essenciais para tornar um alimento apetitoso.

5. Econômico: Utilizar técnicas de pré-preparo e preparo do alimento considerando todos os custos envolvidos na elaboração de um cardápio. Devem ser levados em consideração os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis. 6. Operacional: Preparar e organizar os espaços físicos, materiais, utensílios, equipamentos e a matéria-prima para elaboração de um cardápio, além de capacitar o pessoal para executar a tarefa.

Classificação dos alimentos

Naturais: Alimentos in natura de origem animal ou vegetal cujo consumo exige apenas a

Relacionados

  • SAUDE DA FAMILIA
    62549 palavras | 251 páginas
  • adiminstração
    96953 palavras | 388 páginas
  • L VI STRAUSS C
    111354 palavras | 446 páginas
  • Umberto Eco Apocalpticos E Integrados1
    238289 palavras | 954 páginas