AULA 1 - ADM.PÚB.

2076 palavras 9 páginas
objetivos

Alessandra Mello da Costa
Carlos Cunha

1

AULA

Contextualização do estudo da administração no Brasil

Meta da aula

Apresentar informações acerca do contexto do estudo da administração no Brasil.

Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:
1

definir a ideia de administração;

2

identificar a importância da administração e das organizações na vida dos indivíduos;

3

avaliar o estudo da administração no Brasil.

Administração Brasileira | Contextualização do estudo da administração no Brasil

INTRODUÇÃO

O que é administração? Pode-se argumentar que a tarefa básica da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional, ou seja, tomar decisões que promovam a utilização adequada de recursos de forma a alcançar resultados (MAXIMIANO, 2006).
Segundo Chiavenato (2001), a administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais (humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia) para alcançar objetivos e atingir determinado desempenho. A administração movimenta a organização em direção ao seu propósito através de definição de atividades que os membros organizacionais devem desempenhar.
E qual o papel do administrador neste processo? A atividade do administrador consiste em guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos.
A administração possui quatro funções. A primeira função é planejar. A organização não ocorre ao acaso. O planejamento define o que a organização pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo. Esta pode ser caracterizada como a primeira função administrativa e define os objetivos para o futuro desempenho organizacional e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente.
A segunda função é organizar. Esta função visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento e reflete como a organização ou empresa tenta

Relacionados

  • Direito
    2455 palavras | 10 páginas