AULA 1 ADM CIENTIFICA FUN DAMENTOS DE ADMINISTRAC A O 1

1191 palavras 5 páginas
MARCUS AURÉLIO FREIRE
SILVA
ECONOMISTA
 ADMINISTRADOR
 PÓS GRADUAÇÃO EM AUDITORIA
GOVERNAMENTAL
 MBA EM GESTÃO DE EMPRESAS
 MESTRADO EM CONTROLADORIA FINANCEIRA
 MESTRANDO EM GERENCIAMENTO DE EMPRESAS
 DOUTOR EM GESTÃO DA QUALIDADE
EDUCACIONAL
 DOUTORANDO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Fundamentos da
Administração
Abordagem Clássica "o Pensamento de
Taylor"

Administração Científica
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.
 Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
 A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA.


Administração Científica


Taylor verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz.
Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade.

A aplicação do método cartesiano 



Taylor Procurou aplicar às operações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam às operações das maquinas no século XIX.
Para tanto, ele identificava o trabalho a ser feito, decompunha-o em suas operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação e, finalmente, reunia as operações na sequência que permitia realizá-lo mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos. O método cartesiano esta na base desse raciocínio.

A aplicação do método cartesiano A contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foi de extrema importância para a constante busca criteriosa do conhecimento verdadeiro a partir das ciências.  Para Taylor, a implantação da Administração
Científica deve ser gradual e obedecer a um
período

Relacionados