Aula 09 Divisrias Leves De Gesso Parte 1

1703 palavras 7 páginas
RECOMENDAÇÕES
PARA A PRODUÇÃO
DE VEDAÇÕES
VERTICAIS PARA
EDIFÍCIOS COM
PLACAS DE GESSO
ACARTONADO

RECOMENDAÇÕES PARA A
PRODUÇÃO DE VEDAÇÕES
VERTICAIS PARA
EDIFÍCIOS COM PLACAS
DE GESSO
ACARTONADO

1

INTRODUÇÃO
Entende-se como vedação vertical o subsistema do edifício constituído por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, e fornecem proteção lateral e controle contra a ação de agentes indesejáveis [SABBATINI,1997].

Para a execução das vedações verticais, pode-se utilizar uma variedade de materiais e componentes, bem como podem ser empregadas diversas técnicas construtivas. Por isso, recomenda-se que a escolha da tecnologia a ser empregada deve ser balizada nos seguintes aspectos: critérios de desempenho que a vedação vertical deve cumprir, para satisfazer às exigências do usuário; aspectos construtivos – facilidade de execução, produtividade, disponibilidade dos materiais e componentes, necessidade de mecanização e equipamentos; aspectos ligados ao uso e manutenção.

2

No Brasil, é muito freqüente o emprego da alvenaria como vedação vertical.
Porém, com o intuito de obter maior nível de racionalização e de produtividade nos serviços de vedação vertical, atualmente a utilização de painéis industrializados vêm se intensificando.
Segundo SABBATINI [1997], as vedações em painéis são “aquelas constituídas por paredes maciças pré moldadas ou pré fabricadas, onde geralmente há o emprego de concreto leve ou não”. Baseando-se nos diversos tipos de painéis disponíveis atualmente no mercado, o mesmo autor citado acima propõe a seguinte classificação:
1. Quanto à tecnologia de processo: para cada situação descrita abaixo, a exigência da mão-de-obra é diferente.
TRADICIONAL RACIONALIZADO
INDUSTRIALIZADO
de baixo nível – montagem com acoplamento único, onde o transporte geralmente é realizado de forma manual, a moldagem é realizada no local e o nível organizacional é baixo; de médio nível; de alto nível: montagem com acoplamento mecânico,
transporte

Relacionados

  • História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil
    188295 palavras | 754 páginas