Aula 08 - barramentos.pdf

959 palavras 4 páginas
Arquitetura e Organização de Computadores I

AULA 08 Estruturas de Interconexão (Barramentos)
Como já discutimos, os principais componentes de um computador são: processador, memória e dispositivos de E/S. Para que estes módulos computacionais possam se comunicar (transmitindo dados) é necessário que exista uma estrutura de interconexão entre cada um dos componentes do computador. A esta estrutura ou caminho de conexão também damos o nome de barramento.

Figura 1. Arquitetura de barramento tradicional.

Prof. Msc. Jean M. Laine

1

Arquitetura e Organização de Computadores I

Figura 2. Informações trocadas por cada módulo.

Na Figura 2 temos uma ilustração das informações de entrada e saída de cada um dos principais componentes do PC: 1. memória: a operação de leitura ou escrita é indicada através de um sinal de controle (bit 0 ou 1). Além disso, o endereço da posição de memória para que a operação seja realizada também deve ser informado. 2. E/S: também é possível que se realize operações de leitura ou escrita sobre o dispositivo externo. Cada controladora está associada a um endereço (porta) distinto

Prof. Msc. Jean M. Laine

2

Arquitetura e Organização de Computadores I para que possa ser identificada. Além disso, sinais de interrupção podem ser emitidos e direcionados ao processador. 3. processador: consegue ler dados e instruções para serem processados. Além disso, sinais de controle são gerados para coordenar a execução do sistema como um todo. É possível que o processador receba sinais de interrupção de outros componentes. O barramento deve permitir os seguintes fluxos de transferências de informações: 1. memória para o processador: instruções ou dados. 2. processador para a memória: dados. 3. E/S para o processador: dados de um dispositivo de E/S são lidos pela CPU através de um módulo de E/S. 4. processador para E/S: dados são enviados para um dispositivo de E/S. 5. transferência entre um dispositivo de E/S e memória: DMA.

Relacionados

  • Gerenciador de acesso e bloqueio de portas
    11436 palavras | 46 páginas