Aula 03 crea-confea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo: Apresentar os órgãos responsáveis
AÇÃO

pela legalização dos profissionais da engenharia .

• CREA • CONFEA • Conselho de ética profissional do engenheiro • NR’s
Eng. Marcio T. Uehara

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
REAÇÃO

CREA - MG
CREA-MG CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE MINAS GERAIS
• O Crea-MG é um órgão público que surgiu da necessidade deregulamentar o exercício e a atividade de algumas profissões ligadas ao desenvolvimento, já que nasceu em 1934, momento de construção do estado brasileiro. Ao longo de seus mais de 70 anos, o Crea-MG foi construindo uma identidade organizacional.

Fonte: www.CREA-MG.ORG.BR

Aula 03

1

CREA - MG
• O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CreaMG) faz parte doSistema Confea/Crea, que regulamenta e fiscaliza, em todo o país, o exercício dos profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior como também profissionais de nível técnico.

CREA - MG

• Ao fiscalizar, o Conselho impede a atuação de leigos e garante mercado de trabalho aos profissionais legalmente habilitados. Para a sociedade,isso significa segurança e qualidade nos serviços prestados. Portanto é dever de todo profissional da área que esteje sempre regularizado e atualizado com o Crea.

CREA - MG
• Sua instância máxima é um plenário composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino. Talvez seja por isso a confusão no entendimento do verdadeiro papel do Conselho. É comum a crença de que o Createnha a mesma missão das entidades de classe, mas o Conselho enquanto órgão público, defende as profissões como bens da sociedade. Já as entidades têm como papel legal a defesa do profissional nos seus direitos e prerrogativas individuais.

ART : Anotação de Responsabilidade Técnica
Considerando a necessidade de se manter o equilíbrio econômico e financeiro do Sistema Confea/Crea , foi adotadoprocedimentos requiridos de cobranças de taxas em nível nacional como a ART e as anuidades .

CREA -MG

Aula 03

2

• Breve histórico :

CONFEA
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA

O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas e considerado marcona história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.

FONTE: WWW.CONFEA.ORG.BR

O Sistema Confea/Crea é responsável pela normatização das profissões da área tecnológica – engenheiros, arquitetos, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industrias e agrícolas e suas especializações. O Confea, estrutura reconhecida como a maiororganização classista do mundo, possui 27 Creas em todo o país, 29 entidades nacionais e cinco comissões permanentes. Com seus inúmeros grupos de trabalho, a instituição está presente em 90% das atividades produtivas nacionais.

CONFEA
• Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrados 900 mil profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro, e movimentam um mercado de trabalho cadavez mais acirrado e exigente nas especializações e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas técnicas e científicas do homem.

Aula 03

3

CONFEA
• Em sua concepção atual, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicosindustriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais.
Humberto Castelo Branco

D.O.U de 27 de dezembro de 1966

CONFEA CONFEA
• O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao...
tracking img