AULA 01 INTRODU O AO PCP

2230 palavras 9 páginas
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
AULA 01
INTRODUÇÃO E HISTÓRICO DA GESTÃO DE
PRODUÇÃO

CONTEXTO
Hoje, os sistemas de produção estão inseridos num contexto bastante diferente daquele do início do século passado, quando Taylor desenvolveu os primeiros passos da Administração Científica.
Naquela a época a sociedade vivia uma situação em que a oferta (O) de produtos era muito menor do que a demanda (D) por esses produtos, o que criava uma situação muito favorável para as empresas porque elas não concorriam pelos consumidores. Assim:

O <<<<< D

CONTEXTO
Esta situação de oferta muito menor que a demanda traz uma implicação direta na formação dos preços (P), no lucro (L) e na importância dos custos (C) para a empresa: P=C+L
Aqui o preço dos produtos é obtido como resultado do conhecimento dos custos de produção acrescidos de uma margem de lucro arbitrada pelo fabricante. As variáveis sob controle do fabricante são o lucro e o preço de venda.

CONTEXTO

Devido a diversos fatores presentes nos dias atuais, entre eles, a globalização e as mudanças tecnológicas, a oferta de produtos se tornou muito maior que a demanda por estes produtos, o que levou as empresas a concorrerem pelos consumidores.

O >>>>> D
Da mesma forma existe uma implicação sobre a formação de preços proveniente desse contexto atual.

CONTEXTO

Agora o preço dos produtos é determinado pelo mercado, não podemos mais pensar em preço como custo mais lucro, e sim lucro igual a preço menos custo.

L=P–C
É importante compreendermos que não temos mais controle sobre os preços e portanto, devemos procurar os menores custos para que possamos obter lucro já que os compradores determinarão o quanto estão dispostos a pagar.

CONTEXTO

Podemos afirmar que o contexto onde as empresas atuam hoje é fortemente influenciado pelos seguintes fatores:
• Globalização;
• Mudança Tecnológica;
• Oportunidades e ameaças globais;
• Pressão por competitividade.

A BUSCA POR EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
CLASSE

Relacionados

  • Enciclop Dia De Termos L Gico Filos Ficos
    469164 palavras | 1877 páginas