AULA 01 ADMINISTRAÇÃO UNIVIRTUS

303 palavras 2 páginas
Assuntos Chaves>
*O processo de administração
*Fundamentos do planejamento

Toda vez que vamos fazer um planejamento temos que pensar: o que temos disponível, o que queremos e como vamos chegar a esse objetivo.

O planejamento é a primeira atividade de quem quer organizar ou fazer alguma coisa.

Planejamento = plano de ações que devemos tomar até atingir nosso objetivo.

Henry Fayol foi o primeiro a pensar em gestão e a organizar as empresas em funções. Administração foi definida por Henry Fayol como um processo dinamico, composto por 5 funções:
1- Prever (planejar) > investigar o futuro e traçar o programa de ação;
2- Organizar > constituir os organismos materiais e sociais da empresa;
3- Comandar > dirigir o pessoal;
4- Coordenar > ligar, unir todos os atos e esforços;
5- Controlar > zelar para que tudo ocorra de acordo com regras estabelecidas.

As 4 funções da administração moderna:
1- Planejamento > onde há especificação dos objetivos a serem atingidos, definição de estratégias e ações e desenvolvimento de planos para integração e coordenação de atividades;
2- Organização > função que distribui as tarefas e recursos, define quem tem autoridade sobre quem e estabelece quando e onde as decisões devem ser tomadas;
3- Direção > dirigir significa liderar e coordenar os trabalhadores, selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver conflitos entre os subordinados;
4- Controle > significa monitorar e avaliar o desempenho da organização, comparar os resultados com os objetivos planejados e corrigir os desvios encontrados.

As funções da administração variam de acordo com o nivel organizacional, tipo de organização (publica ou privada) e dimensão da organização (tamanho).

Planejamento formal normalmente é mais rigido, porem pode ser alterado em caso de necessidade ou de objetivo não atingido.
Planejamento informal não possui precisão, por não determinar ações que devem ser tomadas, porém mais facil de se agregar recursos.

Nivel hierarquicos

Relacionados

  • apol 1 empreendedorismo
    1233 palavras | 5 páginas
  • material estudos
    1109 palavras | 5 páginas