auhsuahsha

1382 palavras 6 páginas
Curso Superior de Bacharelado em Administração
Comunicação Empresarial

Capítulo 3 – Comunicação Dentro das Organizações
A comunicação organizacional é uma área relativamente nova, surgida em meados do século XX, e multidisciplinar, na qual podem atuar profissionais das áreas de comunicação social (relações públicas e propaganda e publicidade), jornalismo, administração de empresas e letras.

1. O Conceito de Comunicação Empresarial
A expressão comunicação empresarial foi adotada inicialmente por profissionais da área de jornalismo imbuídos de facilitar aos empresários a compreensão da necessidade e importância da comunicação no ambiente corporativo. No entanto, nesse contexto, a comunicação ainda era encarada de uma forma instrumental, visando predominantemente o estabelecimento de contato e a persuasão dos públicos-alvo, o anúncio de eventos e a venda de produtos ou serviços com o propósito de atingir uma maior lucratividade por parte da organização.
Já a expressão comunicação organizacional, surgida na década de 1990, assume uma conotação menos instrumental e mais complexa da informação e dos processos comunicacionais das organizações. A comunicação passa a ser encarada como um processo que leva à realização das potencialidades estratégicas e à ampliação e integração das estruturas organizacionais, de modo a envolver todos os atores que participam desse processo. A comunicação organizacional surgiu porque as empresas contemporâneas deixaram de se dedicar apenas a produção de bens duráveis (bens de consumo e de capital) e passaram a expandir suas atividades para os mais diversos setores como os setores político, social e cultural (ex. patrocínio de eventos culturais, sociais, esportivos etc).

1.2 Os públicos da Comunicação Organizacional
a) Públicos essenciais: aqueles ligados ou não juridicamente à organização e dos quais ela depende para sua constituição, manutenção de sua estrutura, sobrevivência e execução de suas

Relacionados