Augusto, o primeiro imperador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caio Otávio, que se tornou, por adoção, Caio Júlio César Otaviano (Caiu Julius Caesar Otavianus), fundou o império romano e marcou de tal maneira sua época que ela foi chamada "século de Augusto" -do cognome religioso Augustus ("sagrado"), que o senado lhe dera em 27 a.C. e que consagrava sua missão como divina.

Caio Otávio, ou Augusto, pertencia a família abastada da burguesia equestre(classe social formada por grandes negociantes e empreiteiros). Seu avô tinha sido banqueiro. O pai, Caio Otávio, foi edil e pretor em Roma e, mais tarde, procônsul na Macedônia. A mãe, Ácia, era filha deJúlia, irmã de César, que, interessando-se pela carreira do sobrinho-neto, lhe deu educação aprimorada, levou-o à Espanha e adotou-o como filho em testamento.
Augusto reivindicou sua herança e lutoupor ela contra Antônio, que se apropriara do dinheiro e dos papéis de César. Otávio pagou com seu dinheiro os legados do testamento e presidiu, com Mácio, a grandes jogos em memória de César.Depois, uniu-se a Brutus contra Antônio, derrotou-o em Módena, e exigiu o consulado (a que não tinha direito, dada sua pouca idade). Diante da recusa do senado, marchou sobre Roma e impôs a própriainvestidura.

Segundo triunvirato
Ao mesmo tempo, Antônio se aliara a Lépido, governador da Gália. Otávio entendeu-se com eles e formaram o segundo triunvirato, que o senado reconheceu por cinco anos.Seguiu-se a repressão: trezentos senadores e dois mil cavaleiros foram proscritos, e numerosas propriedades confiscadas. Cícero, entre muitos, foi assassinado.

Em 42 a.C., os triúnviros derrotaram osrepublicanos Brutus e Cássio na Macedônia (batalhas de Filipos). Para recompensar as legiões, Otávio confiscou as terras de 18 cidades italianas. O descontentamento resultante foi explorado pelosamigos de Antônio.

Ajudado por Agripa, grande chefe militar, Otávio tomou Perusa (40 a.C.) e silenciou seus adversários. Concluiu, então, com Antônio, os acordos de Brindisi e dividiu com ele o...
tracking img