augusto dos anjos

Páginas: 12 (2796 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Augusto dos Anjos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augusto dos Anjos

Nascimento
20 de abril de 1884
Sapé, Paraíba
Morte
12 de novembro de 1914 (30 anos)
Leopoldina
Nacionalidade
 Brasileiro
Ocupação
Poeta e professor
Escola/tradição
Pré-modernismo, Modernismo
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Cruz do Espírito Santo, 20 de abril de 1884 — Leopoldina, 12 denovembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano.[1] Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.[1]
É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticosliterários.
Índice
  [esconder] 
1 Biografia
1.1 Curiosidades biográficas
2 Obra poética
2.1 Crítica literária
2.1.1 Abordagem biográfica
2.1.2 Abordagem psicanalítica
2.1.3 Abordagem bloomiana
2.1.4 Unanimidades
2.2 Curiosidades da obra literária
3 Academias de Letras
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas
[editar]Biografia
Um dos maiores biógrafos de Augusto dos Anjosé outro conterrâneo seu, o médico paraibano Humberto Nóbrega, trazendo à tona A poética carnavalizada de Augusto dos Anjos[2] uma das críticas mais relevantes às contribuições à investigação científica sobre o EU[3] por meio de sua obra de longo fôlego[4], publicada em 1962, pela editora da primeira Universidade Federal da Paraíba, na qual o biógrafo Humberto Nóbrega foi também Reitor.
Augusto dosAnjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, atualmente no município de Sapé, Estado da Paraíba. Foi educado nas primeiras letras pelo pai e estudou no Liceu Paraibano, onde viria a ser professor em 1908. Precoce poeta brasileiro, compôs os primeiros versos aos sete anos de idade.
Em 1903, ingressou no curso de Direito na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1907.[1] Em 1910 casa-secom Ester Fialho. Seu contato com a leitura, influenciaria muito na construção de sua dialética poética e visão de mundo.
Com a obra de Herbert Spencer, teria aprendido a incapacidade de se conhecer a essência das coisas e compreendido a evolução da natureza e da humanidade. De Ernst Haeckel, teria absorvido o conceito da monera como princípio da vida, e de que a morte e a vida são um puro fatoquímico. Arthur Schopenhauer o teria inspirado a perceber que o aniquilamento da vontade própria seria a única saída para o ser humano. E da Bíblia ao qual, também, não contestava sua essência espiritualística, usando-a para contrapor, de forma poeticamente agressiva, os pensamentos remanescentes, em principal os ideaisiluministas/materialistas que, endeusando-se, se emergiam na sua época.[1]Essa filosofia, fora do contexto europeu em que nascera, para Augusto dos Anjos seria a demonstração da realidade que via ao seu redor, com a crise de um modo de produção pré-materialista, proprietários falindo e ex-escravos na miséria. O mundo seria representado por ele, então, como repleto dessa tragédia, cada ser vivenciando-a no nascimento e na morte.
Dedicou-se ao magistério, transferindo-se para o Rio deJaneiro, onde foi professor em vários estabelecimentos de ensino. Faleceu em 12 de novembro de 1914, às 4 horas da madrugada, aos 30 anos, emLeopoldina, Minas Gerais, onde era diretor de um grupo escolar. A causa de sua morte foi a pneumonia.
Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos, o primeiro, Saudade, em 1900. Em 1912, publicou seu livro único de poemas, Eu. Após sua morte, seuamigo Órris Soares organizaria uma edição chamada Eu e Outras Poesias, incluindo poemas até então não publicados pelo autor.
[editar]Curiosidades biográficas
Um personagem constante em seus poemas é um pé de tamarindo que ainda hoje existe no Engenho Pau d'Arco.
Seu amigo Órris Soares contou que Augusto dos Anjos costumava compor "de cabeça", enquanto gesticulava e pronunciava os versos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Augusto dos Anjos
  • Augusto dos anjos
  • Augusto Dos Anjos
  • aUGUSTO DOS ANJOS
  • Eu de Augusto dos Anjos
  • Augusto dos Anjos
  • Augusto Dos Anjos
  • Augusto dos anjos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!