Augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique a importancia de Augusto Comte.
Pai do positivismo, que, em linhas gerais, sistematizou as ciências humanas. Comte tinha como valor supremo a ordem. Para ele, era fundamental que osmembros de uma sociedade aprendessem desde cedo a importância da disciplina, da obediência e da hierarquia, função primordial da escola.

2. Cite um exemplo de fato social e explique sua importância.Os altos impostos que pagamos no brasil é um outro fato social, e se caracteriza pela coerção do governo sobre os indivíduos.

3. Pesquise a relação que o direito tem com a coesão social em Durkheim.O direito é um fenômeno social, portanto não pode ser buscado longe da sociedade, longe das relações sociais... O direito na solidariedade mecânica é repressivo. Serve para manter a coesão social,pois qualquer ação errônea vai contra a consciência coletiva e exige a aplicação de uma pena para reforçar essa consciência.

4. A noção de norma é muito importate em Durkheim, reflira sobre a nossasociedade.
A sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porémessas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.

5. Se posicione em que estágio podemos estar (normal oupatológico)
"...para saber se o estado econômico atual dos povos europeus, com sua característica ausência de organização, é normal ou não, procurar-se-á no passado o que lhe deu origem. Se essascondições são ainda aquelas em que atualmente se encontra nossa sociedade, é porque a situação é normal, a despeito dos protestos que desencadeia."
Um fato social não pode, pois, ser chamado de normalpara uma espécie social determinada senão em relação a ums fase, igualmente determinada, de seu desenvolvimento.
Três critérios para distinguir o normal do patológico:
1° - Um fato social é normal...
tracking img